Compartilhar:

Mapas Mentais: Tudo o que você precisa saber!

icone calendario 11 jan 2019

O tempo todo somos bombardeados com várias informações, e nosso cérebro só “guarda” aquilo que ele acredita que possa ser o mais importante! Nós da Nova Concursos sabemos o quão é essencial estarmos preparados para vencer os desafios do concurso público.

Dessa maneira, trazemos até vocês um método eficiente para garantir uma melhora na memorização e aprendizagem nos estudos. Esse método é o MAPA MENTAL!

Mas afinal, você sabe o que é e como funciona um mapa mental?! Vamos te explicar esse método incrível para que você possa sair na frente e conquistar a tão almejada vaga.

O que são Mapas Mentais?

Os mapas mentais, ou “mapas da mente” é o nome dado para um tipo de diagrama criado pelo inglês Tony Buzan. Os mapas mentais são voltados para a gestões de informações e de conhecimentos. São representações livres de pensamentos que se dividem a partir de um conceito central, para compreensões e soluções de problemas, melhorando a memorização e o aprendizado.

Os mapas mentais podem variar de simples a elaborados, podendo ser desenhados à mão ou no computador, incluindo fotos, desenhos, linhas curvas de espessuras variáveis e conterem diversas cores.

Compreendemos que os mapas mentais são essenciais na hora do estudo, pois reduz, simplifica e seleciona as informações que serão mais relevantes referente ao que está sendo estudado, ajudando nosso cérebro a fazer novas associações velozmente. Melhorando as conexões entre os conceitos-chave, tornando a criatividade mais fluente.

mapas mentais!

Qual a importância dos Mapas Mentais?

Ao fazermos os mapas mentais, estamos trabalhando com os dois lados de nosso cérebro, o lado racional e o lado criativo, fazendo toda diferença nos estudos. É um método eficaz, melhorando a memória e a compreensão através da representação visual de informações.

Os mapas mentais podem ser usados na hora de expressar suas ideias, de uma maneira mais simples, rápida e direta. Com ele você pode fazer conexões, tendo uma visão mais ampla do assunto e uma rápida compreensão do tema que vem sendo estudado.

Melhorando a produtividade em seus processos de conhecimentos e organização na produção de conteúdo, desenvolvendo uma melhora na concentração, na absorção e lidando melhor com o excesso de informações, tornando um filtro eficaz para os estudos.

Mapa-mental-sobre-mapas-mentais

Como criar Mapas Mentais?

Elaboramos 05 (cinco) elementos que são essenciais e devem estar presentes na criação do seu Mapa Mental!

1º Ideia Central: Todo mapa mental se inicia com uma ideia central, essa ideia é o “tema” do mapa mental. Dê início ao mapa mental sempre no centro da folha, preferencialmente no formato horizontal, dessa maneira você terá mais espaço livre para desenvolvimento do seu mapa;

2º Ramificações: Assim que definida a ideia central, comece a criar as ramificações. Serão as conexões entre a ideia central e as ideias secundárias, assim por diante. Para um melhor entendimento, imagine como uma árvore e todos os seus galhos interligados ao tronco;

3º Palavras-Chaves e Imagens-Chaves: As palavras-chaves e imagens-chaves serão responsáveis pela ativação da nossa memória, fazendo com que nosso cérebro se assimile e memorize as informações, sintetizando o conteúdo. Evite colocar frases longas nos mapas mentais, pois o objetivo das palavras-chaves e imagens-chaves são ativar nossa memória e não passar informação completa;

4º Cores: Para uma melhor facilidade de compreensão utilize cores nos mapas mentais, isso permitirá que nosso cérebro tenha mais atenção ao mapa mental. É recomendado que defina uma cor para cada ramo principal, o cérebro terá uma melhor associação;

5º Edição: Faça quantas edições forem necessárias para ter mapas mentais completos e que possa ajudar você ao máximo para alcançar seus objetivos.

A Nova Concursos pensando em você, traz com exclusividade Mapas Mentais direcionados aos concursos públicos que irão auxiliar nos seus estudos. Um método totalmente eficaz, otimizando seu aprendizado, para que você possa sair na frente e conquistar seu sucesso.

piramide mapa mental

 

Como usar os Mapas Mentais nas revisões?

Os mapas mentais devem ser revisados da seguinte maneira:

♦ Revise os mapas mentais todos os dias nos primeiros 30 (trinta) dias;

♦ Após esse período, revise-os uma vez a cada 15 (quinze) dias, durante 06 (seis) meses;

♦ Depois desse período, revise-os uma vez por mês, por até 01 (um) ano;

♦ E por final, revise-os uma vez por semestre, ou pelo tempo que deseja manter as informações na mente.

Sabemos que construir mapas mentais exigirá um tempo até que você consiga dominar a técnica, porém acreditamos no seu potencial e temos certeza que aprenderá rapidamente e em menos tempo do que espera, com nossos Mapas Mentais você estará pronto para vencer as batalhas do concurso público.

Lançamentos Mapas Mentais

Para você que ainda não tem tempo ou tem dúvidas em como montar seus próprios mapas, apresentamos os Mapas Mentais Nova Concursos.

Em nosso site você encontra diversos títulos, divididos por:

• Matéria;
• Concurso;
• Carreira.

⇒ Confira os materiais que preparamos para você!

A Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais