Análise do edital IFB/DF 2014

Análise do edital IFB/DF 2014

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O edital nº001/2014 publicado pelo IFB-DF na última segunda feira oferece vagas na área de educação.

Vagas: 157

– Os cargos com maiores números de vaga são: Assistente de alunos (nível fundamental), assistente de administração (nível médio), técnico em secretariado (nível médio/técnico) e administrador (nível superior).

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Nível: fundamental (18), médio (56), técnico (34), superior (49)

Salário: mínimo de R$1.640,34 e máximo de R$3.392,42.

Local da prova: Brasília, no Distrito Federal

Prova escrita: As provas objetiva, discursiva e técnica serão realizadas dia 24 de agosto, em horário ainda a ser definido, para todos os níveis.

Critério de desempate: A prova objetiva é avaliada por critério de pontos que vai de 0 a 100 pontos. Cada questão vale 2 pontos. Serão aprovados na prova objetiva os candidatos que alcançarem 50 ou mais pontos.

A prova discursiva é eliminatória e visa avaliar o uso adequado da norma padrão da Língua Portuguesa (valendo 5 pontos), coesão e coerência (5 pontos), domínio técnico do tema abordado (20 pontos), o que totaliza 30 pontos para a fase.

Os desempates são baseados a partir da classificação por área. Para a área de administração, por exemplo, serão considerados os concursandos que se classificarem até a prova objetiva até a 190ª posição. Isso é, todos os candidatos classificados nesta posição terão sua prova discursiva avaliada. Serão considerados habilitados os candidatos que atingirem pelo menos 15 dos 30 pontos possíveis da prova discursiva.

A prova discursiva pode ser zerada nas seguintes situações:

a) fugir à proposta apresentada;
b) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou
forma em verso);
c) for assinada fora do local apropriado;
d) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
e) for escrita à lápis, em parte ou na totalidade;
f) estiver em branco;
g) apresentar letra ilegível.

Em todos os níveis a prova objetiva é composta de 50 questões. A prova discursiva (nível superior) é composta de uma única questão (redação). Para os concursandos de nível técnico com atuação em laboratório haverá prova prática posterior. Serão convocados os candidatos que se classificarem na prova objetiva.

CONFIRA O QUE CAI NA PROVA DE ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Interpretação de texto. 2. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentidos próprio e figurado. 3. Ortografia.
4. Pontuação. 5. Acentuação. 6. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo,
verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). 7.
Concordâncias verbal e nominal. 8. Regências verbal e nominal. 9. Crase. 10. Figuras de linguagem. 11. Vícios de
linguagem. 12. Equivalência e transformação de estruturas. 13. Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero,
número, grau e pessoa). 14. Sintaxe. 15. Morfologia. 16. Estrutura e formação das palavras. 17. Discursos direto,
indireto e indireto livre. 18. Processos de coordenação e subordinação. 19. Colocação pronominal.

RACIOCÍNIO LÓGICO
1. Raciocínio lógico: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 2.
Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura
daquelas relações. 3. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio verbal. 4. Raciocínio
matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas
envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; conjuntos numéricos complexos; números e
grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem). 5.
Raciocínio sequencial. 6. Orientações espacial e temporal. Formação de conceitos. 7. Discriminação de elementos. 8.
Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões
determinadas.

LEGISLAÇÃO
1. Lei de criação dos Institutos Federais nº 11.892/2008. 2. Plano de carreira dos Técnicos Administrativos da Educação
(TAE) nº 11.091/2005. 3. Art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil/1988. 4. Lei nº 8.112/1990, que
dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
5. Lei nº 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
1. Evolução das teorias da administração. Fundamentos da Administração: Planejamento, organização, direção, e
controle. Noções de organização do trabalho: departamentalização, planejamento, tomada de decisão, gráficos de
organização. Relações humanas no trabalho: motivação, comunicação, liderança, trabalho em equipe, a organização
informal. 2. Funções organizacionais: gestão de pessoas; orçamento e finanças; patrimônio; materiais; compras no
serviço público e logística; a organização e seus stakeholders; responsabilidade social das organizações; ética nas
organizações. Gestão da Qualidade. 3. Atos Administrativos. 4. Natureza do trabalho gerencial. 5. Processos
administrativos no âmbito da Administração Federal direta e indireta. 6. Redação oficial; Documentação e arquivo. 7.
Tecnologia da informação. 8. Orçamento Público. 9. Classificação de despesas e receitas. 10. Decreto Nº 5.450/2005 e
Lei Nº 10.520/2002: Aquisições e contratações por Pregão Eletrônico. Decreto Nº 7.892/2013: Sistema de Registro de Preços.

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