Pesquisar no blog

Apesar de cortes do governo, concursos não serão afetados em 2016

icone calendario 28 jan 2021

Concursos O governo anunciou ontem (14.09) um corte de R$ 26 billhões no orçamento de 2016. Além disso, existe a proposta de retorno da CPMF e do aumento em tributos. Mas, não foi apenas esses os assuntos citados na coletiva de imprensa.

Concursos Públicos
Outro ponto que movimentou a coletiva e que fez com que concurseiros de todo o Brasil ficassem preocupados é a suspensão de concursos públicos, que estavam estimados em 1,5 bilhão em gastos no próximo ano. Porém, não é hora dos concurseiros se desesperarem e achar que todo o estudo de anos foi jogado fora, pois, o governo não pode contratar novos servidores sem realizar concurso.

Os estudantes para concurso público precisam ter em mente que todos os anos há aposentadoria, exonerações, dentre outros pontos que se fazem necessário a contratação de novos profissionais. Não é preciso fazer grandes alardes, pois em 2008 aconteceu a mesma situação de cortes e os concursos continuaram a sair. Além disso, a suspensão vale para o Poder Executivo da União e no Senado. O Legislativo e o Judiciário Federal não serão atingidos.

De qualquer forma, os servidores públicos não terão o reajuste dos salários até agosto de 2016, já que seriam reajustadas em janeiro.

Outras medidas
O corte de gastos e aumento nos tributos afetará também limitações de benefícios sociais como auxilio doença, pensão por morte e seguro-desemprego. Também haverá redução de ministérios.

O Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, informou durante a coletiva de imprensa que fará uma reunião com as lideranças da base governista para viabilizar as medidas que foram propostas.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais