Pesquisar no blog

Cebraspe divulga o resultado da 1ª etapa do edital PC RO!

Iago Almeida

icone calendario 18 jan 2024

Está publicado o resultado da primeira etapa do concurso PC RO . Foram mais de 20 mil inscritos para a seleção que oferta 319 vagas para diversos cargos. Veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Como conferir o resultado das provas do concurso PC RO?

Portanto, nesta terça-feira (16/01), esteve divulgado o resultado final da 1ª etapa do concurso da Polícia Civil de Rondônia.

Além disso, a banca organizadora Cebraspe também divulgou o resultado provisório da etapa de Investigação Social.

“Os candidatos constantes da relação com pendências, serão notificados via e-mail (indicado pelo candidato durante o preenchimento da FIP) para apresentarem justificativa, no prazo de cinco dias úteis, sob pena de exclusão do certame”, disse a banca.

Confira os resultados, clicando aqui!

Posteriormente, a segunda etapa será o curso de formação técnico-profissional, de caráter eliminatório e classificatório, promovido pela Academia de Polícia Civil.

Lembrando que as provas estiveram realizadas no dia 25 de setembro de 2023 para Delegado, Médico-legista, Datiloscopista e Técnico em Necropsia. No entanto, para Escrivão, as provas foram 9 de outubro.

Concurso PC RO: vagas, cargos e salários

Sendo assim, o concurso da Polícia Civil de RO está ofertando 319 vagas com ampla concorrência e para PcD. Confira a distribuição:

  • Agente de Polícia – 145 vagas;
  • Datiloscopista – 40 vagas;
  • Delegado – 10 vagas;
  • Escrivão – 100 vagas;
  • Médico-Legista – 10 vagas;
  • Técnico em Necropsia – 14 vagas.

Entretanto, em relação a remuneração, os aprovados farão jus a salários iniciais de R$ 5.083,00 para os cargos de Agente, Datiloscopista, Escrivão e Técnico em Necropsia, e R$ 15.500,00 para Delegado e Médico Legista.

Além disso, segundo o edital, o concurso público terá sua previsão de distribuição de vagas de abrangência geral. A localidade de lotação se dará conforme necessidade da Administração.

Quer saber de mais editais de concursos abertos em Rondônia? Clique e confira !

O que fazem os contratados pela Polícia Civil RO?

Delegado

Dirigir as atividades administrativas, de pessoal, logísticas e operacionais; instaurar e presidir Inquéritos Policiais, Termos Circunstanciados, procedimentos de apuração de ato infracional, lavrar Autos de Prisão em prisão em flagrante ou de apreensão de adolescente e outros procedimentos; concede liberdade provisória aos presos que atuarem em flagrante delito (com fiança ou sem fiança), entre outros.

Médico Legista

Supervisionar e executar perícias médico-legais em geral; realizar pesquisas de novos métodos na área de medicina legal e produzir estudos, informações e pareceres técnicos; executar necropsias ou exames necroscópicos em humanos, em partes de cadáveres putrefeitos e esqueletizados; executar perícias de exumação; coletar amostras biológicas de humanos, realizar exames perícias em vivos, entre outros.

Agente de Polícia

Proceder diligências investigatórias e do serviço policial;  efetuar prisões de pessoas em flagrante e cumprir mandados judiciais de prisão; conduzir presos e remanejá-los por meio de escoltas, proceder à realização de busca e apreensão, interceptações telefônicas, infiltrações, ação controlada, captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos; dirigir veículos automotores em diligências e missões; manusear arma de fogo do acervo policial e apreendido, entre outros.

Escrivão de Polícia

Formalizar os atos e determinações do Delegado de Polícia Judiciária; fiscalizar os trabalhos cartorários das delegacias; expedir, mediante requerimento certidões, traslados, requeridos por interessados, pelo Poder Judiciário, Ministério Público ou autoridades administrativas competentes; reduzir a termo, declarações apresentadas por pessoas relacionadas a procedimentos investigatórios, entre outros.

Papiloscopista

Realizar perícias oficiais, assim como as papiloscópicas, necropapiloscópicas e prosopográficas, elaborando os seus respectivos laudos; coletar vestígios papilares encontrados em locais de crimes,; realizar pesquisas laboratoriais com reagentes para revelação de impressões e fragmentos papilares, bem como para regeneração de tecidos; elaborar retratos falados, projeções de rejuvenescimento e envelhecimento, disfarces, representação facial, entre outros.

Técnico em Necropsia

Remover e transportar cadáveres do local em que se encontrem até o Instituto Médico-Legal – IML; auxiliar o médico nas necropsias e exumações; auxiliar nas operações e dissecações, recomposições, suturas e pesagem de cadáveres, sob orientação direta do médico-legista; registrar a entrada e saída dos cadáveres no IML.

Agente de criminalística

Auxiliar o perito criminal no levantamento de perícias externas e internas, de âmbito geral, visando subsidiar os estudos referentes ao trabalho policial, executar serviços de fotografia para ilustração de laudos periciais, bem como desempenhar atividades administrativas e outras atividades de interesse do órgão.

Datiloscopista

Executar a atividade de nível superior, principalmente de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle e administração policial estadual, bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais a administrativos.

Perito Criminal

Atividades de nível superior, envolvendo planejamento, coordenação, controle e elaboração de perícia criminalística, atendimento em locais de crimes de qualquer natureza, elaboração de laudos, relatórios, pareceres técnicos e outras atividades afins.

Saiba mais sobre o Concurso PC RO: Edital publicado. Oferta de 319 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais