Assinatura completa
Assinatura completa

Esther Dweck descarta suspensão do CNU 2025 e reforça diálogo com o MPF!

Mesmo com o pedido de suspensão do edital do CNU 2025 feito pelo Ministério Público Federal (MPF), a ministra Esther Dweck garantiu que o concurso continuará conforme o previsto. Segundo ela, a ação não impede o andamento do certame, que segue com o cronograma mantido. Confira todos os detalhes!

Esther Dweck descarta suspensão do CNU 2025 e reforça diálogo com o MPF!
Esther Dweck descarta suspensão do CNU 2025 e reforça diálogo com o MPF!

CNU 2025 (Concurso Nacional Unificado) segue com inscrições abertas até o dia 20 de julho, e a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, reforçou que não há qualquer possibilidade de suspensão do certame. A declaração foi feita após reunião com representantes do Ministério Público Federal (MPF), encerrando rumores de cancelamento do concurso!

Durante a conversa com o MPF, a ministra reafirmou o compromisso do Governo Federal com a realização da nova edição do Concurso Nacional Unificado. Segundo Dweck, o diálogo segue aberto para esclarecer pontos técnicos e garantir transparência em toda a seleção.

A expectativa é que o CNU 2025 mantenha o cronograma previsto, sendo uma das maiores oportunidades do ano para quem busca estabilidade no serviço público federal! Ficou interessado(a)? Continue comigo e confira todos os detalhes!

Suspensão do CNU 2025 foi descartada!

No dia 3 de julho de 2025, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com um pedido na Justiça Federal do Distrito Federal solicitando a suspensão do edital do CNU 2025. Porém, poucos dias depois, no dia 8 de julho, durante o programa “Bom dia, Ministra” (transmitido pelo CanalGov), a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, veio a público esclarecer a situação e descartou a suspensão do certame.

O pedido de suspensão foi motivado aspectos relacionados à etapa de heteroidentificação, ou seja, o processo utilizado para verificar se os candidatos autodeclarados negros realmente se enquadram nos critérios raciais para fins de cotas. Mais especificamente, a ação judicial apontava a necessidade de aperfeiçoamento na estrutura das comissões de heteroidentificação, algo que já havia sido debatido anteriormente no CNU 2024 (a primeira edição do CNU).

“Para o CPNU 2 foi feita uma inovação, fruto do debate com o Congresso, supondo que a pessoa não teve uma maioria na primeira banca, ela entra com recurso e vai para uma nova banca. Supondo que, mesmo assim, dois avaliadores sejam contrários e apenas um confirme que a pessoa é negra, ainda assim ela irá passar. Então, se pelo uma pessoa na banca original e uma pessoa na nova banca confirmarem que o candidato é negro, sua autodeclaração será confirmada”, afirmou a Ministra, Esther Dweck!

Outra alteração é que, se o candidato não comparecer na etapa de heteroidentificação, ele não irá concorrer às vagas reservadas para cotas mas seguirá concorrendo na ampla concorrência.

CNU 2025: Inscrições abertas!

O Concurso CNU 2025 (Concurso Nacional Unificado), conhecido como o “Enem dos Concursos”, já está com edital publicado e oferece 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos do Poder Executivo Federal. As oportunidades abrangem níveis médio, técnico e superior, organizadas em 9 blocos temáticos, sendo 2 deles exclusivos para cargos de nível médio.

As inscrições seguem abertas até o dia 20 de julho, exclusivamente pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa de inscrição é de R$70,00, e, de acordo com a ministra Esther Dweck, mais de 100 mil pessoas se inscreveram nas primeiras 24 horas!

Como se inscrever no CNU 2025?

As inscrições para o CNU 2025 são realizadas por meio do site da banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para se inscrever, o candidato deve:

  • Escolher o bloco temático de interesse;
  • Selecionar o cargo e especialidades disponíveis nesse bloco;
  • Indicar a ordem de preferência dos cargos escolhidos;
  • Definir a cidade onde deseja fazer a prova;
  • Preencher o questionário socioeconômico obrigatório (sem impacto na classificação);
  • Gerar o boleto da GRU e pagar a taxa de R$70,00 até 21 de julho.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro, e as provas discursivas, no dia 7 de dezembro de 2025, em 228 municípios por todo o Brasil.

Materiais preparatórios

Estude com quem entende do assunto! A Nova Concursos preparou materiais exclusivos e direcionados para cada bloco temático do CNU 2025, com conteúdo atualizado, focado no edital e ideal para quem quer conquistar uma das milhares de vagas. Garanta sua preparação com quem é especialista em concursos!

Não deixe de conferir o nosso guia completo do CNU 2025, onde você encontra todas as informações detalhadas sobre o concurso: a distribuição das vagas por órgão, os salários atualizados de cada cargo, as etapas da seleção, as vagas disponíveis para nível médio, além de dados sobre a banca, cotas, cidades de prova, estrutura das avaliações e muito mais!