Assinatura completa
Assinatura completa

CNU 2025: Segunda retificação altera o quadro de vagas! Confira!

O Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) passou por uma segunda retificação oficial, publicada no Diário Oficial da União em 8 de julho de 2025, trazendo mudanças relevantes na distribuição de vagas imediatas para determinados cargos e especialidades. Confira os detalhes!

CNU 2025: Segunda retificação altera o quadro de vagas! Confira!
CNU 2025: Segunda retificação altera o quadro de vagas! Confira!

O CNU 2025 (Concurso Nacional Unificado) passou por uma nova retificação, trazendo mudanças significativas no quadro de vagas! As alterações impactam diretamente os candidatos pretendem se inscrever no certame.

As inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU) estão abertas e vão até o dia 20 de julho. Os candidatos interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da banca organizadora, a Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa de inscrição foi fixada em R$ 70,00!

O CNU 2025 reúne 3.652 oportunidades para os níveis médio e superior, distribuídas em 9 blocos temáticos. Trata-se de um único edital unificado! Ficou interessado(a)? Continue comigo e confira todas as informações!

Alteração no quadro de vagas do CNU 2025

A nova retificação do edital do CNU 2025, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 8 de julho de 2025, trouxe mudanças significativas na distribuição de vagas para alguns cargos, além de ajustes em requisitos, atribuições, locais de lotação, pesos dos eixos temáticos e critérios da Avaliação de Títulos aplicáveis a diversas funções do certame.

Entre as alterações mais relevantes estão os cargos de Assistente Social – Serviço Social, Médico – Clínica Médica e Tecnologista, com especialidades em Oceanografia, Oceanologia, Geofísica, Biologia, Engenharia Ambiental e Tecnologia da Informação II.

Veja como ficou a nova distribuição de vagas imediatas:

  • Assistente Social – Serviço Social (Bloco 1): passou de 26 para 80 vagas
  • Médico – Clínica Médica (Bloco 1): passou de 80 para 26 vagas
  • Tecnologista – Oceanografia/Oceanologia/Geofísica/Biologia/Eng. Ambiental (Bloco 3): passou de 3 para 2 vagas
  • Tecnologista – Tecnologia da Informação II (Bloco 3): passou de 9 para 10 vagas

As mudanças afetam diretamente a concorrência entre os candidatos e reforçam a importância de acompanhar todas as atualizações do edital!

Outras refiticações no edital do CNU

Além das mudanças no número de vagas, o edital do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) também passou por diversas atualizações em relação ao detalhamento de cargos, abrangendo especialidades, requisitos, atribuições, remunerações e local de exercício por órgão. Essas alterações impactam candidatos de diferentes áreas e blocos temáticos.

Entre os cargos com modificações estão:

  • Técnico em Documentação I – Especialidade: Biblioteconomia
  • Tecnologista – Especialidade: Ciências Sociais
  • Profissional Técnico Superior II – Especialidades: Pedagogia, Arquivologia e Comunicação Social
  • Analista de Tecnologia Militar – Especialidade: Química
  • Pesquisador – Especialidade: Análise de Sistemas
  • Tecnologista – Especialidades: Oceanografia, Oceanologia, Geofísica, Biologia, Engenharia Ambiental e Tecnologia da Informação II
  • Pesquisador – Diversas especialidades (B3-04-A, B3-04-B, B3-04-C, B3-04-D)
  • Cargos vinculados ao Comando do Exército (C.EX) do Ministério da Defesa
  • Analista do Seguro Social – Especialidades: Tecnologia da Informação e Engenharia Elétrica
  • Analista do Seguro Social – Todas as especialidades dos grupos B4-08 (A a I) e B5-08 (A a D)
  • Analista de Gestão em Pesquisa e Investigação Biomédica – Especialidade: Tecnologia da Informação
  • Engenheiro de Tecnologia Militar – Especialidade: Engenharia Civil
  • Pesquisador – Especialidades: Eletromagnetismo, Materiais, Ergonomia, Engenharia de Segurança no Trabalho e Engenharia Agronômica
  • Tecnologista – Especialidade: Engenharia Agronômica
  • Analista I – Especialidades: Administração II e Economia
  • Pesquisador – Especialidade: Economia
  • Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica – Especialidade: Técnico em Primatologia
  • Técnico em Regulação de Aviação Civil – Especialidades: Geral e Manutenção Aeronáutica
  • Técnico em Regulação de Serviços de Transportes – Especialidades: Aquaviários e Terrestres (ambas na área Geral)

CNU 2025: Inscrições abertas!

As inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) estão abertas até as 23h59 do dia 20 de julho de 2025, exclusivamente pelo site da FGV.

No ato da inscrição, o candidato deverá fazer escolhas estratégicas, como o bloco temático, o cargo e especialidades desejadas, a ordem de preferência dos cargos e a cidade onde deseja realizar a prova.

Após preencher o formulário e o questionário socioeconômico obrigatório, é necessário emitir o boleto e pagar a GRU no valor de R$ 70,00 até 21 de julho de 2025.

Quem tem direito à isenção da taxa?

A isenção total da taxa de inscrição pode ser solicitada por candidatos que atendam a pelo menos um dos critérios abaixo:

  • Inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ser doador de medula óssea reconhecido pelo Ministério da Saúde;
  • Ser ou ter sido bolsista do Prouni;
  • Ser ou ter sido financiado pelo Fies.

Atenção: hoje é o último dia! O prazo para solicitar isenção da taxa termina hoje, 8 de julho de 2025. O pedido deve ser feito no ato da inscrição, diretamente pelo site da FGV. O resultado da análise será divulgado no dia 10 de julho de 2025. Não perca o prazo!

Etapas de seleção do CNU 2025

Os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) serão avaliados em duas etapas: prova objetiva e prova discursiva.

A prova objetiva será aplicada em 5 de outubro de 2025 e será de múltipla escolha. Para nível superior, contará com 90 questões (30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos). Para nível médio, serão 68 questões (20 de Conhecimentos Gerais e 48 de Conhecimentos Específicos).

A prova discursiva acontecerá no dia 7 de dezembro de 2025. Para os cargos de nível superior, consistirá em duas questões discursivas com duração de três horas. Já para os cargos de nível médio, a avaliação será por meio de uma redação dissertativa-argumentativa, com duração de duas horas.

Materiais preparatórios do CNU 2025

Você sonha com a estabilidade de uma carreira pública? A Nova Concursos está com você em cada passo dessa trajetória! Preparamos materiais completos, atualizados e alinhados com cada bloco temático do CNU, desenvolvidos para te levar com segurança até a aprovação. Seja qual for sua área de interesse, temos o conteúdo certo para o seu objetivo. Agora é a sua chance de garantir uma vaga no concurso mais esperado do país!

E para te manter por dentro de tudo, preparamos um guia completo do CNU 2025. Nele, você encontra as informações mais recentes sobre cronograma, blocos temáticos, distribuição de vagas, salários, etapas do concurso e muito mais. Confira!