O CNU dos Professores conta agora com edital publicado e diretrizes definidas para a Prova Nacional Docente (PND), que acontecerá em 26 de outubro de 2025, com aplicação em cerca de 700 municípios! Essa prova será a mesma do Enade das Licenciaturas, padronizando a seleção docente em todo o país.
O edital do CNU dos Professores foi publicado na última terça-feira, dia 17 de junho de 2025! A iniciativa, realizada pelo Inep/MEC e integrante do programa visa fornecer uma etapa única ou complementar para os concursos estaduais e municipais.
Ficou interessado(a)? Continue comigo e confira todos os detalhes de como serão as provas do CNU dos Professores!
Índice
Etapas de seleção do CNU dos professores!
A Prova Nacional Docente (PND) faz parte da proposta do CNU dos Professores e será composta por diversos instrumentos de avaliação, com o objetivo de analisar o conhecimento, a formação e a percepção dos participantes. Confira os instrumentos de avalação:
- Prova Teórica: avalia o desempenho dos candidatos com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de cada área. Essa etapa também medirá a capacidade de adaptação diante das transformações do conhecimento, além da compreensão de temas amplos, relacionados à realidade brasileira, global e a diferentes campos do saber.
- Questionário do Participante (para estudantes do Enade 2025): destinado aos concluintes das Licenciaturas inscritos no Enade, visa traçar o perfil acadêmico e formativo dos estudantes, servindo de base para a análise de desempenho tanto no Enade quanto na PND. Também contribui para a avaliação dos cursos superiores e das instituições de ensino.
- Questionário Contextual: reúne informações sobre a trajetória de formação e o perfil do participante, fundamentais para a correta interpretação dos resultados da prova.
- Questionário de Percepção da Prova: coleta impressões dos candidatos sobre a aplicação da avaliação, contribuindo para aprimorar o exame e para a leitura qualitativa dos resultados.
O que cai na PND (CNU dos Professores)?
Os conteúdos e componentes curriculares que serão avaliados na Prova Nacional Docente (PND) do CNU dos professores estão definidos em portarias publicadas no Diário Oficial da União. Esses documentos estabelecem de forma oficial as áreas de atuação docente e as disciplinas que integram a matriz de referência da PND, servindo como base para a elaboração das provas para o CNU dos Professores.
Essa matriz é essencial para orientar os estudos dos participantes do CNU dos professores, pois reúne os conteúdos que serão abordados tanto na formação geral docente quanto no componente específico, conforme cada curso de Licenciatura.
A seguir, você confere as disciplinas previstas para cada área de Licenciatura no CNU dos Professores, de acordo com as respectivas portarias:
Formação Geral Docente – Portaria nº 315
- Fundamentos da Educação
- Didática
- Psicologia da Educação
- Sociologia da Educação
- Avaliação da Aprendizagem
- Tecnologias Educacionais
- Educação Inclusiva
- Direitos Humanos
- Diversidade e Relações Étnico-Raciais
- Estágio Supervisionado
Artes Visuais – Portaria nº 316
- História da Arte
- Teoria da Arte
- Fundamentos do Desenho, Pintura e Escultura
- Arte Contemporânea
- Cultura Visual
- Educação Estética
- Ensino das Artes Visuais
- Fundamentos da Educação
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
Ciências Biológicas – Portaria nº 317
- Biologia Celular e Molecular
- Genética
- Zoologia
- Botânica
- Ecologia
- Microbiologia
- Ensino de Ciências e Biologia
- Fundamentos da Educação
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado
Ciências Sociais – Portaria nº 318
- Sociologia
- Antropologia
- Ciência Política
- Teoria Sociológica
- Metodologia das Ciências Sociais
- Fundamentos da Educação
- Ensino de Sociologia
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
- Educação e Diversidade
Computação – Portaria nº 319
- Fundamentos de Computação
- Algoritmos e Programação
- Estruturas de Dados
- Sistemas Operacionais
- Redes de Computadores
- Fundamentos da Educação
- Metodologia do Ensino de Computação
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
- Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação Física – Portaria nº 320
- Anatomia e Fisiologia Humana
- Cinesiologia e Biomecânica
- Fundamentos da Educação Física
- Atividades Rítmicas e Expressivas
- Esportes Individuais e Coletivos
- Jogos e Brincadeiras
- Metodologia do Ensino da Educação Física
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado
- Educação e Diversidade
Filosofia – Portaria nº 321
- História da Filosofia (Antiga a Contemporânea)
- Ética
- Estética
- Lógica
- Filosofia da Ciência
- Epistemologia
- Filosofia Política
- Didática e Metodologia do Ensino de Filosofia
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
Física – Portaria nº 322
- Física Clássica (Mecânica, Termodinâmica, Óptica)
- Física Moderna (Relatividade, Quântica)
- Matemática Aplicada à Física
- Fundamentos da Educação
- Metodologia do Ensino de Física
- Tecnologias Educacionais
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
- Laboratórios Didáticos
Geografia – Portaria nº 323
- Geografia Física
- Geografia Humana
- Cartografia
- Geoprocessamento
- Ensino de Geografia
- Fundamentos da Educação
- Tecnologias Educacionais
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
- Temas Contemporâneos e Interdisciplinares
História – Portaria nº 324
- Historiografia
- História Geral (Antiga a Contemporânea)
- História do Brasil (Colônia, Império e República)
- Teoria e Metodologia da História
- Educação Histórica
- Ensino de História
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
- Fundamentos da Educação
- Diversidade e Direitos Humanos
Letras – Inglês – Portaria nº 325
- Língua Portuguesa
- Linguística
- Literatura Brasileira
- Literatura em Língua Inglesa
- Língua Inglesa
- Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
- Fundamentos da Educação
- Tecnologias Educacionais
Letras – Português-Espanhol – Portaria nº 327
- Língua Portuguesa
- Literatura Brasileira
- Língua Espanhola
- Literatura em Língua Espanhola
- Linguística
- Metodologia do Ensino de Línguas
- Fundamentos da Educação
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado
- Tecnologias Educacionais
Letras – Português-Inglês – Portaria nº 328
- Língua Portuguesa
- Literatura Brasileira
- Linguística
- Língua Inglesa
- Literatura em Língua Inglesa
- Metodologia do Ensino de Línguas
- Fundamentos da Educação
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado
- Tecnologias Educacionais
Letras – Português – Portaria nº 326
- Língua Portuguesa
- Literatura Brasileira
- Literatura Portuguesa
- Linguística
- Análise do Discurso
- Fundamentos da Educação
- Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
- Tecnologias Educacionais
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
Matemática – Portaria nº 330
- Cálculo Diferencial e Integral
- Álgebra Linear
- Geometria Euclidiana e Analítica
- Estatística e Probabilidade
- Matemática Discreta
- Fundamentos da Matemática
- Metodologia do Ensino de Matemática
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado
- Fundamentos da Educação
Música – Portaria nº 329
- Teoria Musical
- Prática Instrumental
- História da Música
- Percepção Musical
- Regência
- Composição
- Fundamentos da Educação
- Metodologia do Ensino de Música
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado
Pedagogia – Portaria nº 331
- Fundamentos da Educação
- Didática
- Psicologia da Educação
- História da Educação
- Educação Infantil
- Alfabetização e Letramento
- Educação Inclusiva
- Gestão Escolar
- Estágio Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
Química Portaria nº 332
- Química Geral, Orgânica, Inorgânica, Analítica e Físico-Química
- Fundamentos da Educação
- Metodologia do Ensino de Química
- Tecnologias Educacionais
- Prática como Componente Curricular
- Estágio Supervisionado
- Biologia e Física Básica
- Matemática Aplicada
- Saúde e Meio Ambiente
A Prova Nacional Docente (PND) será aplicada com base nos mesmos critérios utilizados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), conforme definidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), especificamente para as áreas das licenciaturas. No entanto, é importante destacar que a PND não segue as regras dos concursos ou processos seletivos dos entes federativos, sendo um instrumento independente!
Poderão participar da PND, para o CNU dos professores, os estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas, além de outros interessados em participar do Concurso Nacional Unificado (CNU) dos Professores. Ressalta-se que a PND não configura um concurso público, mas sim um processo autônomo, cujo objetivo é subsidiar futuras seleções conduzidas pelos entes federativos!