Pesquisar no blog

Codevasf contrata banca para certame com 61 vagas. Edital iminente!

Iago Almeida

icone calendario 17 abr 2024

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba contratou o Cebraspe para organizar seu concurso Codevasf , com 61 vagas ofertadas.

Segundo a previsão, o edital, que se tornou iminente, deve sair no próximo mês. Quer saber mais detalhes do concurso? Venha comigo nesta matéria!

Quando sai o edital do concurso Codevasf?

Ao que tudo indica, ainda no primeiro semestre. Isso porque os trâmites estão avançando e o edital se tornou iminente, ou seja, pode sair a qualquer momento.

Isso aconteceu após a contratação da banca organizadora, que será o Cebraspe. A contratação da banca, já estava autorizada desde fevereiro.

Sendo assim, a empresa ficará responsável pelo recebimento das inscrições e aplicação das etapas de seleção, como as provas objetivas e discursivas.

Segundo Michele Chitko, gerente de Gestão de Pessoas da Codevasf, o certame tem como objetivo suprir a demanda de novas contratações. O último concurso esteve realizado entre 2020 e 2021.

Além disso, o novo concurso visa contemplar áreas de formação que não foram abrangidas no certame anterior.

“Muitas das áreas de formação já tiveram seus processos finalizados, e a proposta para o novo concurso público incluirá essas áreas, além de outras que não foram contempladas no edital 01/2020”, revelou a gerente da Companhia.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Quais as vagas e cargos do concurso Codevasf?

Portanto, o certame ofertará 61 vagas de nível superior para candidatos efetivos, além de formação em cadastro reserva que poderá ser usado durante a validade do concurso.

A previsão, então, é que sejam oportunidades para a carreira de analista em desenvolvimento regional. Entretanto, tudo estará confirmado no projeto básico ou edital.

Além disso, de acordo com a tabela salarial vigente no site do órgão, o salário inicial do Analista é de R$9.065,95. Isso fora os benefícios.

Provas

Fora a contratação da banca, a Codevasf ainda confirmou as cidades que receberão a aplicação de provas. Vão ser várias cidades pelo país.

Como: Brasília DF; Montes Claros MG; Bom Jesus da Lapa BA; Petrolina PE; Maceió AL; Teresina PI; São Luis MA; Goiânia GO; Palmas TO; Macapá AP; e Belém PA.

Ainda, segundo a empresa, o cronograma não está definido e será elaborado pelo Cebraspe. Por isso, é possível que ele saia entre abril e maio.

“Com a assinatura do contrato, o Cebraspe deverá elaborar o edital do concurso, seu cronograma e os demais atos preparatórios para a seleção, previsto para publicação no mês de maio”, disse a Codevasf.

Lembrando que a Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), de Administração Indireta e que funciona por meio dos regimes das Leis Trabalhistas (CLT).

Codevasf: Aprovado novo quantitativo de pessoal!

Recentemente, o novo quantitativo de pessoal da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba ficou definido em 1.785, de acordo com portaria.

Do total de vagas, 1.776 serão para o quadro efetivo da Companhia, enquanto as outras 9 serão destinadas para cargos temporários de anistiados, quem devem ser extintos após o vencimento do contrato dos funcionários que forem nomeados para o provimento.

Saiba mais sobre o quantitativo aprovado!

Último concurso Codevasf ocorreu em 2020

Sendo assim, o último concurso Codevasf foi publicado em 2020, também sob organização do Cebraspe. Por isso, quem quiser estudar, pode usar o último edital como base.

Aliás, o certame ofertou 91 vagas de caráter imediato, no nível superior. Os salários iniciais dos cargos foram de R$ 8.168,91, com jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

O certame esteve realizado por meio de uma prova objetiva e uma prova discursiva (para todos os cargos), ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Ademais, a prova objetiva esteve dividida em duas partes, entre conhecimentos básicos e específicos, com um total de 120 questões de certo ou errado.

Com duração máxima de realização de 4h30, a prova avaliou as seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos básicos – 50 questões
    • Língua Portuguesa;
    • Ética na Administração Pública e Legislação;
    • Noções Básicas de Orçamento Público;
    • Noções de Informática;
    • Noções de Direito Administrativo.
  • Conhecimentos específicos – 70 questões

Quer saber de mais editais de concursos abertos pelo país? Clique e confira!

Como são as provas Cebraspe?

Cebraspe  (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) é uma banca de renome nacional, conhecida por suas particularidades.

Uma delas é o Método Cespe, que utiliza questões no formato “certo ou errado”, onde cada resposta incorreta anula uma correta. No entanto, os candidatos podem deixar a questão em branco, eliminando o risco de anulação.

Além disso, a banca não exige pontuação mínima para aprovação e enfatiza a contextualização e interdisciplinaridade das perguntas. Suas provas são extensas e podem conter pegadinhas, exigindo cuidado na interpretação.

Saiba mais sobre o Concurso Codevasf: Novo edital tem banca definida. 61 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais