Como estudar para Concurso em pouco tempo?

icone calendario 07 mar 2018

De acordo com especialistas, para ser aprovado em um concurso público o ideal é dar início aos estudos com antecedência, de preferência antes de o edital ser publicado.

Mas caso você precise estudar para um concurso que já possui data da prova marcada, conheça algumas dicas que poderão te ajudar a se preparar em pouco tempo!

Avalie suas chances

Antes de tomar a decisão definitiva se irá ou não fazer a prova, é necessário avaliar de forma sensata se realmente há chances de sucesso, se vale investir todos os esforços, mesmo com algum risco. Pondere, principalmente, sobre o quanto você está disposto a se dedicar aos estudos.

A escolha do concurso

Escolha um concurso para o qual você já possua algum conhecimento do conteúdo, ainda que precise rever detalhes, pode ser viável. Outra possibilidade é se for um concurso totalmente novo, e todos os candidatos estiverem na mesma situação de desconhecimento.

Dicas para estudos de emergência

Como não há tempo para estudar tudo, é essencial saber o que e como estudar. A ideia é começar pelas provas anteriores. Busque informações sobre as características da banca organizadora e o estilo de prova, de questões e o que costuma ser cobrado. Procure pelas últimas provas, de preferência as mais recentes e se prepare refazendo as provas.

Dê prioridade às disciplinas mais importantes

Através do edital, veja o peso de cada disciplina na contagem de pontos da prova. Em seguida identifique os tópicos conhecidos, que precisam apenas de revisão e também as matérias que você nunca viu antes. Divida o tempo de estudo considerando esses fatores.

Faça revisão sempre que possível

Ao se organizar, crie esquemas e quadros para ajudar na organização das informações de forma visual.  Guarde os últimos dias perto da prova para uma revisão geral a partir do material preparado. Mesmo não sendo possível aprofundar todo o conteúdo é importante ter na memória recente tudo o que foi possível estudar.

Dicas para o dia da prova

Procure relaxar antes de fazer a prova. Descanse e se alimente bem na véspera, para ter plenas condições mentais e emocionais durante a prova. Use uma roupa confortável; leve água, algo para comer (fruta ou barrinha) e um analgésico. Sente-se longe da porta a fim de evitar distrações, e observe a localização de ar-condicionado, ventilador e incidência de sol na sala. Quando estiver em dúvida sobre alguma questão, lembre como é o estilo da banca e tente imaginar a lógica do examinador – isso pode ajudar muito a decidir corretamente entre duas alternativas.

Essa dicas são para casos especiais, lembre-se que não há receitas garantidas para ser aprovado em concursos públicos. No final o resultado vai depender unicamente do seu esforço!

Bons estudos!

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar suas chances de passar, conheça nossos materiais acessando nosso site!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais