Concurso AFT: Conatrae forma comissão para cobrar edital no Ministério da Economia!

icone calendario 22 dez 2020

Com pedido em andamento para realização do concurso AFT (Auditor-Fiscal do Trabalho), com oferta de 1.524 vagas, Conatrae forma comissão para cobrar o edital no Ministério da Economia.

Realização do concurso AFT

No dia 01 de dezembro, integrantes e convidados da Conatrae (Comissão Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo), se reuniram para discutir uma ampla pauta. Na ocasião, foi formada uma comissão que irá ao Ministério da Economia para tratar da realização do concurso AFT.

Para 2021, foi solicitado ao Ministério da Economia o aval para o preenchimento de 1.524 vagas no cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho. A carreira tem o nível superior em qualquer área como requisito, e um salário de até R$ 21.487,00, (valor referente a 2019).

A comissão formada pelo Conatrae conta com representantes do SINAIT (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) e outras entidades. A equipe irá participar de uma reunião com autoridades do Ministério da Economia para tratar do concurso AFT.

Na ocasião foi destacado pela diretora do SINAIT, Vera Jatobá, que a entidade já vem trabalhando há muito tempo em busca da realização do certame . De acordo com informações da categoria, nas Casas Legislativas, existe um vasto material e diversos parlamentares empreenderam esforços neste sentido.

“Temos um trabalho de chão de fábrica mesmo, em que a presença do auditor-fiscal do trabalho é fundamental”, relatou Vera Jatobá.

Segundo a Conatrae, o pedido de concurso AFT foi encaminhado ao Ministério da Economia no mês de junho, mas só começou a tramitar em setembro de 2020.

Pedido do concurso AFT registra movimentações

No mês de novembro, o pedido do concurso AFT, com 1.524 vagas para a carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho, registrou 12 movimentações. O processo passou pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e pela Coordenação-Geral de Concursos e Provimento de Pessoal (SGP-CGCOP).

O pedido da seleção foi protocolado pela SIT (Subsecretaria de Inspeção do Trabalho) e espera pelo aval do Ministério da Economia.

Apesar do indicativo, categoria e auditores-fiscais do trabalho cobram, constantemente, a realização do novo concurso AFT.

“O governo toma o caminho contrário do que é reivindicado pelo conjunto dos servidores, que se organizam em fóruns diversos para amplificar sua capacidade de reagir. O anseio da Auditoria-Fiscal do Trabalho é, entre outros pontos, a realização de concurso público”, salientou o SINAIT.

Saiba mais sobre o Concurso AFT: Edital com 1,5 mil vagas aguarda autorização da Economia!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais