Pesquisar no blog

Concurso ALE ES: Certame está especificado no PLOA 2020!

icone calendario 02 out 2019

Nesta última segunda-feira (30), foi divulgado o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2020 que prevê a realização de um novo Concurso ALE ES (Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo).

São estimados um total de R$ 19,7 bilhões, para investir nos reajustes salariais para os funcionários e para realização de novos certames. Os novos concursos públicos, mencionados no PLOA, serão destinados para as áreas da Justiça, Segurança, Educação e Saúde, no qual na maioria das vezes apresentam um grande déficit de servidores.

De acordo com o Secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, cada unidade deverá definir os prazos e quantitativo de vagas que serão ofertadas.

Último concurso ALE ES

O último certame, ocorreu em 2011, tendo como banca organizadora o Cebraspe (Cespe/UnB). Na época, foram ofertadas 141 vagas para níveis médio e superior. As oportunidades foram nas seguintes carreiras:

  • Nível médio ou técnico-profissionalizante: Técnico em Comunicação Social I (08),Técnico em Tecnologia da Informação I (05),Técnico Legislativo Sênior I (Contabilidade/Financeiro/Folha de Pagamento) (10),Técnico Legislativo Sênior I (Biblioteca/Arquivo/Almoxarifado/ Patrimônio/Protocolo) (10), Técnico Legislativo Sênior I (Serviços Gerais Sonorização) (15) e Técnico Legislativo Sênior I (Secretaria Legislativa/Secretaria Administrativa) (50);
  • Nível superior: Procurador de 1ª Categoria (09), Analista em Comunicação Social I (14) e Taquígrafo Parlamentar Apanhador I (20).

O certame foi composto por 4 etapas avaliativas, divididas da seguinte forma:

  • 1º etapa: Provas objetivas (eliminatório e classificatório) para todos os cargos;
  • 2º etapa: Prova prática de apanhamento taquigráfico (eliminatório e classificatório) somente para Taquígrafo Parlamentar Apanhador I;
  • 3º etapa: Prova prática discursiva (eliminatório e classificatório) somente para Procurador de 1ª Categoria;
  • 4º etapa: Avaliação de títulos (classificatório) para todos os cargos.

As provas objetivas para os cargos de nível médio foram compostas por 60 questões sobre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, com duração de 3h. Para todos os cargos foram cobradas as disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Informática e Organização do Poder Legislativo Estadual.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais