Concurso Alep: Provas até dezembro, com a oferta de 200 vagas!

Iago Almeida

icone calendario 09 ago 2023

Está se aproximando a publicação do edital do concurso Alep (Assembleia Legislativa do Paraná ), que ofertará 200 vagas. As provas devem acontecer ainda em 2023; veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Alep: quando sai o edital?

Em breve, ainda neste segundo semestre de 2023! Este é o prazo para publicação do edital do concurso da Assembleia Legislativa do Paraná .

Isso porque os trâmites estão avançando; o presidente deputado Ademar Traiano anunciou que a intenção é aplicar provas até o mês de dezembro.

Entretanto, a banca organizadora ainda precisa ser escolhida para que o edital seja publicado. Isso deve acontecer nas próximas semanas.

Assim, a Alep revelou que duas instituições largaram na frente pela organização, sendo a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“A data prevista para as provas acontecerem é até o final de dezembro. A Comissão que está realizando o concurso já encaminhou para todas as universidades solicitando a elas a possibilidade de realizarem a prova. Até agora, duas entidades responderam: a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Hoje pela manhã nos reunimos e determinei que se intimem as demais universidades para que se manifestem até o dia 30 de agosto se participarão ou não. Caso contrário, vamos seguir o processo com duas que já manifestaram interesse”, explicou ele.

Vagas aumentaram

Uma outra informação divulgada agora é que o certame ofertará 200 vagas, ou seja, 50 a mais do que o anunciado anteriormente.

“A princípio estamos estabelecendo 200 vagas. É claro que, em um primeiro momento, não venhamos a chamar 100% dos aprovados. Mas, o concurso terá um prazo de validade e os candidatos que forem aprovados poderão ser chamados futuramente”, disse o presidente.

Mas, os cargos ainda não foram definidos; a expectativa é que as vagas sejam para profissionais com exigência de nível superior, e salários a partir de R$4 mil.

“Por isso, a pretensão de que esse concurso possa ocorrer até dezembro. Pois, com promoções e progressões que nós concedemos aos servidores antigos, imaginamos que até janeiro e fevereiro, em torno de 100 servidores efetivos se aposentem”, completou o presidente.

Último concurso Alep aconteceu há mais de 40 anos

São 40 anos sem editais para a Assembleia Legislativa do Paraná. Por isso, o primeiro secretário da casa, deputado Alexandre Curi, disse que a necessidade é grande.

“A realização do concurso público é uma necessidade para a eficiência da administração e para a melhor transparência da Casa. A realização deste concurso já era consenso dentro da Mesa Executiva que foi eleita para esse biênio e, hoje, pudemos anunciar publicamente essa decisão, por já termos vencido algumas etapas burocráticas e estarmos prontos para buscar uma instituição de ensino para, ainda esse ano, realizarmos a seleção de nossos novos servidores”, disse o primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi.

Além dele, a segunda secretária, deputada Maria Victoria, também falou da seleção e destacou o longo período sem reposição de servidores.

“Já faz 40 anos que não temos concurso público na Assembleia. E com o grande número de servidores com a possibilidade de se aposentar, é necessário repor essas vagas de efetivos que trabalham no dia a dia e contribuem com o funcionamento do Poder Legislativo”, comentou.

Como o último concurso foi há muito tempo, não há registros de como foi o edital. É o possível que o próximo tenha provas escritas e de títulos, com caráter eliminatório e classificatório.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais