Pesquisar no blog

Concurso ALEPI: Edital é retificado incluindo uma nova etapa avaliativa!

icone calendario 20 set 2019

O edital do concurso ALEPI (Assembleia Legislativa do Piauí ) foi retificado com mudança de requisitos para alguns cargos e a inclusão de uma nova etapa avaliativa no certame.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Retificação do edital do concurso ALEPI

O edital do concurso ALEPI (Assembleia Legislativa do Piauí) foi retificado . Dentre as mudanças ocorridas, está a alteração nos requisitos para alguns cargos e a inclusão de uma nova etapa avaliativa.

Os candidatos para o cargo de Assessor Técnico Legislativo da área de Taquigrafia terão que realizar, além das provas de múltipla escolha, redação, e títulos, uma prova prática. A nova etapa, de caráter eliminatório e classificatório, está prevista para ser aplicada no dia 16 de fevereiro de 2020.

O cargo de Consultor Legislativo na especialidade Tecnologia da Informação, passa a exigir graduação na área ou formação em outro curso acrescido de pós-graduação em TI. Na especialidade Comunicação Social, a necessidade de registro no Conselho foi retirada.

Para a carreira de Assessor na especialidade Informática, além do ensino médio, passa a ser obrigatório o candidato ter formação técnica. Na especialidade Radiodifusão, é aceito o credenciamento para o exercício da profissão ou registro na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE), além do curso profissionalizante.

Também foram retiradas questões relacionadas à critérios para correção de provas, recursos, critérios de aprovação, classificação final, conteúdo programático, prova de títulos e outros.

Provas do concurso ALEPI

As primeiras etapas de avaliação do concurso ALEPI serão provas objetivas e de redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação está prevista para o dia 12 de janeiro de 2020, na cidade de Teresina/PI. Os candidatos terão o tempo de 5 horas, no período de 08 horas às 13 horas, para fazer as duas avaliações.

A prova objetiva contará com 50 questões, sendo composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa (10 questões), Raciocínio Lógico (10 questões) e Conhecimentos Específicos (30 questões).

O exame valerá um total de 100 pontos. Serão considerados aprovados, os candidatos que atingirem pelo menos 50% das questões de cada uma das áreas de conhecimento.

A redação consistirá na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, na forma de prosa, valendo até 20 pontos. O tema será apresentado no momento da aplicação, serão corridas somente as redações dos candidatos aprovados na prova objetiva.

A etapa seguinte, também destinada a todos os cargos, será a análise de títulos. os que tiverem sido classificados nas duas provas escritas deverão encaminhar seus documentos para avaliação entre os dias 13 e 14 de fevereiro de 2020, conforme a convocação que será divulgada no dia 12 de fevereiro de 2020.

Por fim será realizada a prova prática, esta somente para os candidatos classificados para as vagas de Assessor Técnico Legislativo da área de Taquigrafia. O exame terá caráter eliminatório e classificatório e está previsto para o dia 16 de fevereiro de 2020.

A etapa será dividida em duas partes. A primeira compreenderá um ditado igual para todos os candidatos, com duração de três minutos, no qual será cobrado um aproveitamento mínimo de 70 palavras por minuto, totalizando 210 palavras.

Já a segunda parte da prova prática, irá constar a transcrição do texto taquigrafo em processador de texto Word, sem utilização dos recursos de autocorreção e de verificação ortográfica e gramatical.

O resultado final do concurso ALEPI está previsto para ser divulgado no dia 17 de março de 2020. O certame terá validade de 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma vez por mais 2 (dois) anos. As contratações dos candidatos aprovados, estão previstas para iniciar no mês de julho de 2020.

» Prepare-se para o concurso ALEPI + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso ALEPI 2023: Edital publicado. 201 vagas de nível médio e superior!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais