Pesquisar no blog

Concurso ANA: Diretora prevê autorização de edital com oferta de 100 vagas!

icone calendario 26 jun 2020

Com a aprovação do novo marco legal do saneamento básico, diretora do órgão prevê o novo concurso ANA 2020 (Agência Nacional de Águas) ofertando 100 vagas.

Vagas no concurso ANA

O novo concurso ANA 2020 pode ser autorizado pelo Ministério da Economia. O certame ganhou força após a aprovação pelo Senado Federal, do novo marco legal do saneamento básico (PL 4.162/2019 ).

Foi informado pela presidente-diretora da Agência Nacional de Águas, Christianne Dias, que tem expectativa pela aprovação do certame.

De acordo com Dias, com as novas atribuições que o marco traz ao órgão, será preciso reforçar o quadro de servidores.

“Temos expectativas de receber 26 cargos comissionados, fazermos concurso público para suprir 100 vagas e orçamento anual de R$ 7 milhões”, informou Christianne Dias.

Ainda segundo a diretora, existe um acordo para que a agência seja reforçada, com orçamento e pessoal. “É uma regulação econômica, que ainda não fazemos na ANA. Então precisamos trazer especialistas, contadores e administradores que já tenham familiaridade de regulação econômica no país”.

Conforme o projeto aprovado no Senado Federal, a Agência Nacional de Águas se torna reguladora dos serviços públicos de saneamento básico, incluindo as atividades de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Dessa maneira, o órgão ainda irá regularizar o saneamento de cidades e estado que desejarem receber serviços ou recursos federais. O projeto é de iniciativa do governo, foi aprovado no mês de dezembro de 2019, na Câmara dos Deputados e agora segue para sansão presidencial.

Último concurso ANA

O último concurso ANA para o cargo de Técnico Administrativo teve edital publicado em 2012. Na ocasião, foram ofertadas 45 vagas para atuação em Brasília/DF. As provas, foram aplicadas apenas na capital federal, e contaram com 50 questões objetivas e uma discursiva.

Na prova objetiva, as disciplinas englobadas foram:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Ética;
  • Noções de Informática;
  • Legislação Aplicada à ANA;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo.

Para os demais cargos, a última seleção já tem mais de dez anos. No ano de 2008, foram ofertadas 100 vagas para Especialista em Recursos Hídricos, 12 vagas para Especialista em Geoprocessamento e 40 vagas para Analista Administrativo. Todos os candidatos realizaram provas objetivas.

Na época, as disciplinas foram: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Ética na Administração Pública, Recursos Hídricos/Legislação Aplicada, Direito (Constitucional e Administrativo) e Conhecimentos Específicos.

Além das avaliações objetivas, os candidatos responderam a uma questão discursiva específica. Para os cargos de Especialista, a seleção contou ainda com uma prova de títulos. As vagas também foram para Brasília/DF, mas, nesse caso, os exames ocorreram em todo o país.

Saiba mais sobre o Concurso ANA: Edital publicado. Salário inicial de R$ 16,4 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais