Pesquisar no blog

Concurso ANEEL; Diretor pede aval para edital com oferta de 177 vagas!

icone calendario 15 fev 2021

Depois de enviar ofício ao Ministério da Economia, Aneel vai reforçar a solicitação de concurso formalmente. Superintendente de RH diz estar otimista.

Concurso ANEEL 2021

A cobrança por uma seleção Aneel deve aumentar em 2021. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá reforçar a solicitação de concurso público , já em análise no Ministério da Economia.

A informação é do superintendente de Recursos Humanos da Aneel, Alex Cavalcante.

Há pouco tempo atrás, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone da Nóbrega, enviou ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pedindo a autorização para realizar um novo certame .

O documento ressalta os argumentos sobre a necessidade de contratações e os impactos que o déficit de servidores tem causado para a agência reguladora. O ofício demonstra que a autarquia não vai desistir da seleção e reforçará esse pedido formalmente até maio. 

Acontece que todos os órgãos vinculados ao Poder Executivo Federal, incluindo a Aneel, todo ano têm até o dia 31 de maio para enviar um pedido formal de seleção ao Ministério da Economia. É de responsabilidade da pasta analisar e responder a essas solicitações. 

Embora já tenha enviado o ofício, a agência também vai protocolar o pedido de certames conforme os trâmites tradicionais.

“Vamos retomar esse pedido de maneira formal dentro desse prazo. E temos a expectativa de que, pelo menos para o segundo semestre, isso pudesse ser concretizado. Apenas uma expectativa, tudo depende do que o Ministério da Economia vai definir.”

Segundo Cavalcante, há um otimismo para que este concurso seja finalmente realizado. Mas ele também destaca que a decisão cabe à pasta de Paulo Guedes e, quanto a isso, ainda não é possível prever qual será a resposta. 

“Para se dedicar à elaboração de um ofício como esse, com um levantamento de dados,  toda uma análise dos impactos que isso teria no setor e que a falta de pessoal tem causado, certamente a gente coloca expectativa nisso.”

Solicitação de concurso Aneel é para 177 vagas 

Assim como no ofício encaminhado preliminarmente ao ministro Paulo Guedes, o pedido de certame Aneel que será protocolado até maio vai apresentar a demanda de 177 vagas. Elas serão distribuídas pelas três carreiras da agência, de níveis médio e superior:

  • analista administrativo (43) – nível superior;
  • especialista em regulação (50) – nível superior; e
  • técnico administrativo (84) – nível médio.

As remunerações podem variar de R$ 6.605,52 a R$ 12.890,49.

Diferentemente das demais agências reguladoras, a Aneel tem apenas três carreiras, faltando a de técnico em regulação. mesmo que haja uma corrente de servidores que defenda sua criação,não é lago que está em vista no momento de acordo com Alex Cavalcante.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais