Pesquisar no blog

Concurso Banco do Brasil tem estudos avançados para novo edital!

Iago Almeida

icone calendario 20 abr 2021

Atenção concurseiros! Um próximo concurso Banco do Brasil pode ser anunciado em breve. Segundo o banco, os estudos seguem avançados para abertura da nova seleção.

“O BB segue avançando nos estudos e planejamento para o próximo concurso. Detalhes e todas as informações serão amplamente divulgados quando do lançamento de eventual certame, por meio de edital”, afirmou o Banco do Brasil.

Concurso Banco do Brasil: quando sai o novo edital?

As expectativas em relação a um novo concurso Banco do Brasil não param de crescer. A seleção está prevista para 2021.

O concurso está ganhando força após a troca no comando do Banco do Brasil, em março, quando André Brandão pediu renúncia do cargode presidente.

Um dos indicativos que favorecem a seleção é por Bolsonaro ser contra a privatização do Banco do Brasil, o que aumenta a simpatia do presidente para com o banco.

Já o novo presidente do BB, Fausto Ribeiro, está alinhado com o chefe do Executivo, podendo assim aumentar a chance de abertura da próxima seleção. Entretanto, nenhuma data está prevista para os próximos passos.

Concurso Banco do Brasil: favorecimento

No dia 11 de janeiro de 2021, o Banco do Brasil anunciou a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária (PDV), com a previsão de adesão de cerca de 5 mil funcionários.

A notícia deixou quem estuda para o novo concurso Banco do Brasil apreensivo. Entretanto, o Conselho de Administração da instituição afirmou que, mesmo parecendo um ponto negativo, a decisão é positiva.

Já em fevereiro, a instituição revelou que os Programas de Adequação de Quadros (PAQ) e de Desligamento Extraordinário (PDE) alcançaram suas metas, com o desligamento de 5.533 funcionários.

Em reunião no dia 20 de janeiro deste ano, o Conselho afirmou que desde 2015, 17.482 funcionários aderiram aos programas de aposentadoria/desligamento e de ajustamento de quadros.

No dia 8 de fevereiro, a instituição anunciou que os Programas de Adequação de Quadros (PAQ) e de Desligamento Extraordinário (PDE) alcançaram suas metas, com o desligamento de 5.533 funcionários.

“Tal programa propõe, de forma inteiramente voluntária, que funcionários com tempo de trabalho suficiente para se aposentarem o façam, objetivando abrir espaço que permita à instituição realizar concursos voltados para recrutamento de funcionários mais jovens, menos custosos e, principalmente, mais bem preparados para o mundo digital”, disse o Conselho em ata.

Rejuvenescer o quadro de funcionários do Banco do Brasil foi uma escolha do conselho, que deixou claro que isso iria diminuir custos e fazer o banco focar na área Digital.

“O BB sabe que a automação, a incorporação de TI e a super digitalização dos processos são inexoráveis no setor financeiro, sendo dever da instituição ter um quadro funcional capacitado, bem treinado e motivado, e com um custo compatível com seus concorrentes privados”, enfatizou o Conselho.

Ainda com previsão para este ano, o concurso deverá ser ofertado com 120 vagas de Escriturário, com foco na Área de Tecnologia, através do regime de contratação celetista.

Concurso BB: seleção com foco em TI

A carreira de Escriturário é a única para ingresso no Banco do Brasil, atualmente. Com exigência de nível médio, são esperadas vagas no próximo edital .

Mas, os concurseiros que já quiserem iniciar seus estudos, tem uma chance de que o concurso repita os moldes da última seleção com foco na área de TI, que aconteceu em 2018.

Os concurseiros, na época, tiveram a inclusão de questões no conteúdo programático, como Probabilidade e Estatística. Por outro lado, as disciplinas de Cultura Organizacional, Técnicas de Vendas e Atendimento (comuns ao cargo de escriturário tradicional) ficaram de fora.

Como as seleções seriam específicas para área de TI, o conteúdo de Informática foi cobrado de maneira mais ampla e a prova contou com 70 questões, sendo:

  • Conhecimentos Básicos – 20 questões (cinco cada disciplina)
    • Língua Portuguesa;
    • Língua Inglesa;
    • Atualidades do Mercado Financeiro; e
    • Matemática.
  • Conhecimentos Específicos – 50 questões
    • Conhecimentos Bancários (cinco questões);
    • Probabilidade e Estatística (20); e 
    • Conhecimentos de Informática (35).

O concurso contou com 150 inscritos para as provas que aconteceram em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Além da prova objetiva, os concorrentes realizaram uma redação, no modelo de um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 30 linhas.

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital publicado! 6 mil vagas para Escriturário!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais