Pesquisar no blog

Concurso Banco do Brasil: nova seleção pode ser alavancada pelo PDV!

icone calendario 12 fev 2021

O Programa de Demissão Voluntária (PDV) anunciado pelo BB contribui para o novo Concurso Banco do Brasil.

O concurso Banco do Brasil 2021, com vagas para o cargo de Escriturário, pode ser publicado neste mês de fevereiro. Edital será de âmbito nacional.

Programa PVD propicia novo edital

Em janeiro, o BB anunciou a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária (PDV). A notícia deixou quem estuda para o novo Concurso Banco do Brasil tenso.

No dia 8 de fevereiro, a instituição anunciou que os Programas de Adequação de Quadros (PAQ) e de Desligamento Extraordinário (PDE) alcançaram seus objetivos, com o desligamento de 5.533 funcionários.

Embora o PDV pareça negativo para quem espera o concurso Banco do Brasil, a realização dos programas é um ponto positivo. A declaração é do próprio Conselho de Administração da instituição.

Durante uma reunião no dia 20 de janeiro, questões como a possível demissão do presidente do banco, André Guilherme Brandão, e a realização de novos concursos foram debatidas.

De acordo com o Conselho, desde 2015, 17.482 funcionários aderiram aos programas de aposentadoria/desligamento e de ajustamento de quadros. Neste ano, foram mais de 5 mil adesões, que permitiram a abertura do novo concurso Banco do Brasil.

“Tal programa propõe, de forma inteiramente voluntária, que funcionários com tempo de trabalho suficiente para se aposentarem o façam, objetivando abrir espaço que permita à instituição realizar concursos voltados para recrutamento de funcionários mais jovens, menos custosos e, principalmente, mais bem preparados para o mundo digital”, diz o Conselho em ata.

O Conselho deixa clara a intenção do Banco do Brasil de rejuvenescer o quadro de funcionários, por meio de novos concursos, diminuir custos e focar na área digital. Desta maneira, um próximo edital voltado para profissionais com conhecimento em Tecnologia ganha força.

“O BB sabe que a automação, a incorporação de TI e a super digitalização dos processos são inexoráveis no setor financeiro, sendo dever da instituição ter um quadro funcional capacitado, bem treinado e motivado, e com um custo compatível com seus concorrentes privados”, relata o Conselho.

Já em relação a questões políticas que poderiam prejudicar o PDV ou à abertura do novo concurso, o Conselho ressaltou, durante a reunião, que as notícias sobre a demissão do presidente do banco foram: “graves especulações, sendo certo que nenhuma comunicação formal a respeito de possível destituição […] foi recebida pela companhia”.

Seleção com 120 vagas segue prevista

O edital da seleção Banco do Brasil ainda pode sair neste mês de fevereiro. Depois de diversas previsões e expectativas, o documento está em fase final e pode ser publicado a qualquer momento.

O edital chegou a estar previsto para janeiro, entretanto por questões internas sua publicação foi adiada. De acordo com fontes, o documento passa por uma revisão final e será de âmbito nacional.

Apesar da previsão, o Banco do Brasil mantém seus últimos posicionamentos, que confirmam os estudos avançados, mas sem data para a divulgação do edital.

Ao que tudo indica, serão ofertadas 120 vagas de escriturário com foco na área de Tecnologia. O regime de contratação será o celetista.

Como o BB tem carreira única para ingresso (escriturário), o requisito exigido deve continuar sendo o nível médio completo.

As remunerações para a carreira são de R$ 4.036,56, para jornada de 30 horas. O valor já conta com os auxílios-alimentação e refeição. Os contratados ainda têm os seguintes benefícios:

  • participação nos lucros (geralmente paga duas vezes ao ano);
  • planos de saúde e odontológico;
  • previdência privada com participação do banco;
  • auxílio-creche/babá; e
  • auxílio ao filho com deficiência.

O auxílio-transporte também é concedido, entretanto ainda não está confirmado devido à possibilidade de os selecionados atuarem de casa. 

A seleção Banco do Brasil  deve permitir a escolha do local de trabalho, já que o BB estuda manter o home office mesmo após a pandemia.


Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital publicado! 6 mil vagas para Escriturário!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais