Pesquisar no blog

Concurso Banco do Brasil: Qual cargo escolher “Agente Comercial ou de TI”?

icone calendario 14 jul 2021

O concurso Banco do Brasil ainda está com inscrições abertas. Diante disso, a pergunta que fica é: qual carreira escolher? Pois são dois postos, para Agente Comercial e Agente de Tecnologia.

Porém, vale lembrar que, o cargo de Agente de Tecnologia será para lotação apenas no Distrito Federal. Outro ponto a ressaltar é que as duas carreiras pedem o nível médio completo como requisito.

Além disso, o salário inicial dos dois é R$ 4.508,40 com todos os benefícios ofertados e auxílios. A jornada de trabalho também vale para ambos, sendo de 30 horas semanais.

Veja abaixo quais as diferenças de cada cargo para que o candidato consiga escolher a área que mais lhe atrai.

Vagas concurso Banco do Brasil

Em primeiro lugar, as diferenças estão na oferta de vagas. Sendo distribuído do seguinte modo:

Para Agente Comercial, serão 4 mil vagas, 2 mil imediatas e 2 mil cadastros reservas. Distribuídas em todo o país.

Já para Agente da Tecnologia, serão 480 vagas, 240 imediatas e 240 para cadastros reservas. Todas as oportunidades são para lotação no Distrito Federal.

Disciplinas do concurso

Para os dois cargos também são ofertadas disciplinas diferentes. Sendo 45 questões Específicas para as duas carreiras, são elas:

Agente Comercial

  • Matemática Financeira;
  • Conhecimentos Bancários;
  • Conhecimentos de Informática;
  • Vendas e Negociação.

Agente de Tecnologia

  • Probabilidade e Estatística;
  • Conhecimentos Bancários;
  • Tecnologia da Informação.

Quais as atribuições de cada cargo?

A princípio, o concurso público possui nomenclaturas específicas para se relacionar com o mercado, mas tudo depende da unidade em que o servidor estará locado.

Para Agente Comercial, a atuação será como escriturário tradicional nas agências bancárias, com realização de atividades como atendimento ao cliente e prestação de orientações sobre produtos e serviços.

Já para Agente de Tecnologia, será profissional de Tecnologia da Informação. O Banco do Brasil está necessitando destes profissionais, pois é crescente o Internet Banking no país.

Inscrições concurso Banco do Brasil

Em primeiro lugar, as inscrições vão até o dia 28 de julho, por meio do site da Fundação Cesgranrio . A taxa de inscrição é de R$ 38,00.

Assim que for inscrito, os candidatos serão submetidos a provas objetivas e uma redação. Essas etapas irão acontecer num único dia, previsto para aplicação em 26 de setembro, com 5 horas de duração.

A prova objetiva contará com 70 questões, sendo 25 de Conhecimentos Gerais e 45 de Conhecimentos Específicos.

Os candidatos aprovados precisam de 50% do total de pontos nas provas. Além disso, não pode zerar em nenhuma das disciplinas.

A redação será de caráter eliminatório. Será feita uma redação dissertativa-argumentativa, com pontuação igual a 100, sendo necessário obter 70 pontos ou mais para aprovação.

Além disso, a homologação do concurso será válida por 1 ano, prorrogável por igual período.

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital publicado! 6 mil vagas para Escriturário!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais