Pesquisar no blog

Concurso Banpará tem validade suspensa e convocações continuam!

Iago Almeida

icone calendario 08 abr 2021

Atenção concurseiros. O concurso Banpará (Banco do Estado do Pará S.A), realizado em 2018, teve o prazo de validade suspenso. O anúncio foi feito na última terça-feira (06), por meio do Diário Oficial. Com isso, após a retomada, o edital ficará válido até 29 de março de 2023.

Concurso Banpará: novas datas

Segundo a decisão, a suspensão da validade do concurso foi tomada seguindo a Lei Estadual Nº 9.232, de 24 de março de 2021.

A lei citada suspendeu os prazos de validade dos concursos já homologados na data da publicação do Decreto Legislativo nº 02, de 20 de março de 2020 (que estabeleceu o estado de calamidade pública devido à pandemia de Covid-19), até 31 de dezembro de 2021.

Com isso, o prazo do certame volta a valer a partir de 1º de janeiro de 2022. Sendo assim, após a retomada, o edital ficará válido até 29 de março de 2023

Mas, isso não impede que o banco faça convocações, pois, segundo a lei, os Poderes, órgãos e entidades da Administração Pública Estadual continuam autorizados a convocar os aprovados para suprir as vacâncias de cargos públicos efetivos.

Vagas ofertadas salários do concurso Banpará

Publicado em 2018, o concurso Banpará ofertou 119 vagas para cargos de nível médio e superior; houve ainda vagas para pessoas com deficiência.

Entre as oportunidades, 110 foram para o cargo de Técnico Bancário e 09 vagas foram para as carreiras de Assistente Social, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Médico do Trabalho e Técnico em Informática – Áreas: Desenvolvimento de Sistemas e Acompanhamento de Projetos, Suporte e Banco de Dados. 

Os aprovados no cargo de Técnico Bancário foram logrados para atuação em diversas unidades no Estado do Pará e teve salário inicial de R$ 2.192,88, para jornada de 30 horas semanais. 

Já para as áreas de nível superior, a remuneração chegava a R$ 5.770,90, tendo jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas por semana, dependendo do cargo escolhido.

Fora os salários, os funcionários contratados do Banpará têm ainda direito a alguns benefícios, como: 

  • Participação nos lucros e resultados do Banpará, nos termos da legislação pertinente;
  • Possibilidade de adesão ao Plano de Saúde e ao Plano de Previdência Complementar;
  • Auxílio-Refeição/Alimentação;
  • Auxílio-Cesta/Alimentação; e
  • Possibilidade de adesão ao Plano de Cargos, Carreira e Salários do Banco. 

Etapas avaliativas do concurso Banpará

Os candidatos do concurso Banco do Estado do Pará foram avaliados por meio de provas objetivas, que era eliminatório e classificatório.

Vale ressaltar que os inscritos para os cargos de nível superior foram submetidos ainda à análise de títulos, sendo a fase apenas classificatória.

O exame objetivo foi aplicado no mês de maio de 2018, nas cidades de Belém, Castanhal, Marabá e Santarém. 

A prova foi composta por 60 questões que abordaram as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

Único diferencial foi para o cargo de Técnico Bancário, onde as questões específicas foram distribuídas entre as áreas de Atendimento e noções de ética (5 questões) e de Conhecimentos Bancários (25 questões).

Por outro lado, no exame de títulos os concorrentes classificados na prova objetiva tiveram que enviar os documentos para análise, que valeu até cinco pontos.

Saiba mais sobre o Concurso Banpará

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais