Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros AC: banca organizadora definida!

icone calendario 05 jan 2022

Atenção, concurseiros! O concurso Bombeiros AC já ter uma banca organizadora contratada, o IBFC. Agora é só questão de tempo até o edital ser publicado. Saiba mais!

A dispensa de licitação já foi publicada no Diário Oficial do Acre desta terça-feira, 04 de janeiro, e o próximo passo da seleção deve ser a homologação do contrato. Isso porque somente após essa ação será possível publicar o edital.

O IBFC ficará responsável por receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas. Além disso, o Instituto trabalhará junto ao Corpo de Bombeiros AC para definir um cronograma da seleção.

A expectativa é de que o edital saia ainda no primeiro semestre de 2022, uma vez que os preparativos estão em andamento desde novembro de 2021, quando a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) deu seu aval para a seleção.

Confira mais informações sobre como deve ser o próximo edital!

Concurso Bombeiros AC deve ofertar 144 vagas!

Ainda em 2021, o CBM do Acre requisitou, de maneira emergencial, a contratação de, no mínimo, 180 novos Soldados para a corporação. No entanto, a PGE orientou que os Bombeiros ofertassem uma quantia de oportunidades condizente com as vacâncias em sua estrutura.

Dessa maneira, devem ser ofertadas 144 vagas, já que este é o quantitativo de cargos em aberto na corporação. Contudo este número pode aumentar até o lançamento do edital. Ou seja, ainda não temos informações concretas sobre as ofertas de vagas para o CBM AC, além de que o cargo ofertado será de Soldado.

Por outro lado, mesmo que as 180 vagas não tenham sido liberadas, a Associação das Praças Bombeiros Militares do Acre (APRABMAC) comemorou que a seleção acontecerá de uma forma ou de outra.

Antes tarde do que nunca! Atualmente temos menos de 340 bombeiros na caserna. A Lei Complementar 164/2006 prevê, em um de seus anexos, que deveríamos ter 1.765. Com mais 140 homens e mulheres ainda seguiremos longe do ideal, mas é um alento. Detalhe: entre a publicação do edital do certame e o final do curso de soldado (última fase do concurso) poderemos estar nos últimos meses do atual mandatário (2019-2022)“, se pronunciou a Associação.

Nível de escolaridade no próximo edital

Já temos a informação de que a intenção do CBM, em 2022, é de contratar Soldados que, até atualmente, tem uma remuneração prevista de R$ 4.344,22 durante o Curso de Formação Profissional. Após o CFP, a remuneração deve aumentar para R$ 5.007,40.

Ainda em 2021, o governador do Acre , Gladson Cameli, disse que o concurso do Bombeiros era uma de suas prioridades. Inclusive, devido à urgência de contratações, o governo tinha planos de remanejar candidatos excedentes do concurso da Polícia Militar AC para o CBM.

No entanto, o plano não teve continuidade e, dessa forma, um edital específico para os Bombeiros começou a ser planejado.

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros AC: Edital publicado com mais de 150 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais