Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros DF: Retoma prazo de validade da última seleção!

icone calendario 10 jan 2022

Atenção, concurseiros! O concurso Bombeiros DF divulgou a notícia de que o prazo de validade da seleção para Praças e Oficiais que aconteceu em 2016 será retomado.

O documento que confirma o novo cronograma foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal na última quinta-feira, 06 de janeiro. É importante ressaltar que o prazo estava suspenso desde 2020 e, com as novas datas, a seleção será válida, então, até 27 de junho de 2023.

Essa extensão da validade é uma notícia muito boa, já que os candidatos excedentes poderão ser convocados pelos próximos 541 dias.

Confira, agora, mais detalhes sobre como foi o concurso do Corpo de Bombeiros DF.

Concurso Bombeiros DF: 779 vagas foram ofertadas!

O edital do concurso Bombeiros do Distrito Federal foi publicado em 2016 com a oferta de nada menos que 779 oportunidades. Dessas, 448 são somente para o cargo de Soldado.

As demais vagas foram divididas entre 115 para Oficiais Combatentes, 112 para Soldados Condutores e Operadores de Viaturas, 55 para Soldados de Manutenção de Equipamentos e Veículos e, também, 20 para Oficiais Complementares. Além disso, também foram oferecidas 24 vagas para Oficiais Médicos, em diversas especialidades, 5 para Soldados de Manutenção de Equipamentos e Aeronaves e, por fim, 4 Oficiais Cirurgiões-Dentistas.

Foram alguns dos requisitos para adentrar na corporação os seguintes tópicos:

  • Possuir, com os pés nus e a cabeça descoberta, no mínimo, 1,55m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) de altura para o sexo feminino e 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura para o sexo masculino, nos termos da Lei Federal nº 12.086/2009;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B” no ato da convocação para o ingresso no CBMDF e matrícula no CFPBM (somente o modelo aprovado pelo artigo 159, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 – CTB).

Além disso, algumas carreiras exigiam Ensino Superior em cursos específicos, enquanto outros só exigiam o diploma de formação Superior, sem nenhuma área específica.

Por fim, os candidatos contratados contam com salários que vão de R$ 5.108,08 a R$ 11.654,95.

Etapas de prova

O concurso do CBM DF foi organizado pela Idecan e contou com as etapas:

  • Prova de conhecimentos, objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Exame de aptidão física, de caráter apenas eliminatório;
  • Inspeção de saúde – exames médicos, biométricos e complementares, testes toxicológicos e exame odontológico, de caráter apenas eliminatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter apenas eliminatório;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social e funcional, de caráter apenas eliminatório.

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros DF: Banca em definição. 356 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais