Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros MG: Banca organizadora é escolhida!

icone calendario 22 jul 2021

Ótima notícia! A banca organizadora do concurso Bombeiros MG foi escolhida. Será a Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa) que ficará responsável por organizar as etapas do concurso e receber as inscrições para Soldados e Oficiais.

Além disso, o prazo para prestação de serviços será em torno de 1 ano, o extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais. Nesse sentido, é esperado que o concurso leve esse tempo para ser concluído.

Ademais, para publicação do edital, agora só falta definir o cronograma das datas de inscrição e provas. O porta-voz da corporação, Tenente Pedro Aihara, informou que o edital pode ser publicado em agosto.

Agora, as provas estão previstas para dezembro. Aihara afirma que o trabalho está árduo para realizar o certame ainda este ano. Vale lembrar que serão ofertadas 145 vagas para Soldados e 21 vagas para Oficiais.

Desse modo, os requisitos para concorrer serão o ensino médio completo, idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, além de altura mínima de 1,60m para homens e mulheres.

“Por força de lei, 10% das vagas são destinadas ao sexo feminino. No caso de oficiais, serão de duas a três vagas para mulheres e para soldados serão 14 ou 15 vagas destinadas ao sexo feminino” garantiu o Tenente.

Edital concurso Bombeiros MG

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o Tenente Aihara afirma que a estrutura do concurso público será a mesma das provas do último certame.

“A tendência é que a gente mantenha a mesma estrutura com o curso de formação. O conteúdo programático das provas também deve seguir o padrão, englobando matérias de ensino médio mais o conteúdo de Direitos Humanos” confirma Pedro Aihara.

Além disso, ele ainda indica que os candidatos do concurso estudem pelas provas dos editais anteriores, pois assim terá uma boa base do que será cobrado.

Ademais, o Corpo de Bombeiros oferece um salário inicial de R$ 4 mil para Soldado e R$ 9 mil para Oficial. Apesar disso, não há benefícios como auxílio alimentação ou transporte.

O único benefício previsto na legislação do estado é a concessão de adicional de desempenho até 10%, a cada 5 anos. Além de abono fardamento, suporte médico, odontológico e psicológico.

Etapas do concurso

A princípio, os últimos editais divulgados para o concurso , contaram com as seguintes fases: Provas Objetivas e Discursivas, Teste Psicológico, Teste de Capacitação Física, Exame Toxicológico.

Além disso, o candidato será submetido ao Curso de Formação Profissional. E para carreiras como Especialistas, é possível que sejam cobradas provas práticas.

Os aprovados em todas as etapas do concurso, irão ingressar no Curso de Formação em 2022. A intenção é convocar 166 aprovados no início do ano que vem. Apesar disso, não há previsão de formação do cadastro reserva.

Ademais, o Curso de Formação para Soldado tem duração de 7 a 9 meses. Já para Oficiais, são 3 anos, com direito a Bacharelado em Ciências Militares, com ênfase em Gestão e Prevenção de Catástrofes.

Dessa forma, o profissional que sai do ensino médio, quando acaba o Curso de Formação, já tem uma graduação no currículo.

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros MG: Anunciado novo edital com 329 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais