Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros RJ Temporários: Oito bancas organizadoras estão na disputa!

icone calendario 19 fev 2021

A escolha da organizadora do certame Bombeiros RJ, com 3 mil vagas temporárias, está em processo, e conta com oito bancas na disputa.

Concurso CBMERJ Temporários

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ), realiza o processo de escolha da banca organizadora do seu próximo concurso Bombeiros RJ, que contará com 3 mil vagas temporárias.

Até então, oito bancas já enviaram propostas e estão na disputa. São elas:

  • Instituto Access;
  • Instituto Acesso;
  • Instituto AOCP;
  • Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj);
  • Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência ligada a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Funrio);
  • Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade);
  • Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC); e
  • Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Instituto Selecon).

Já com as propostas enviadas, caberá à corporação avaliar a que melhor se adequa ao processo. O edital da seleção do concurso Bombeiros RJ só poderá ser divulgado após a definição da banca e assinatura do contrato entre as partes.

O certame chegou a estar previsto para outubro deste ano, porém, na época, o processo de escolha da banca ainda não tinha sido iniciado. Desta maneira, o edital deve ficar para o início de 2021.

Segundo informações, a seleção , que antes teria oportunidades apenas para soldados, contará agora com vagas para oficiais do quadro da Saúde.

De acordo com a proposta técnico-orçamentária do CBMERJ, as vagas para soldados serão para os postos de: combatente, motorista (combatente com CNH tipo B), guarda-vidas e técnicos de enfermagem e socorrista. 

Já as vagas para oficiais temporários serão para o posto de 1° tenente na área da Saúde, nos cargos de: médico (diversas especialidades); enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Ainda de acordo com a proposta, para as vagas de 1º tenente temporário, a escolaridade exigida será o nível superior completo, com graduação na área de interesse. Nos casos dos médicos especialistas, será exigido ainda especialização correspondente.Já para as vagas de soldado temporário será necessário ter o nível médio completo. Nos casos das oportunidades para técnicos de enfermagem, será exigido curso técnico na área.

Além da escolaridade, como prevê o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV), a idade máxima para ocupar o cargo de praça temporário será de 25 anos e a de oficial temporário de 35 anos.

Segundo a lei que regulamenta o SMTV, tanto os praças quanto os oficiais temporários terão, no segundo ano de serviço, remuneração igual mas não superior a um bombeiro da classe ou nível e escala hierárquica.

Aprovados nas últimas seleções terão 400 vagas

Pela Lei, as primeiras 400 vagas temporárias serão destinadas aos aprovados nos certames da instituição que ainda não foram convocados nas seleções para:

  • soldado bombeiro militar motorista – 2012;
  • soldado bombeiro militar combatente – 2014;
  • soldado bombeiro militar técnico de enfermagem – 2014; e
  • soldado bombeiro militar guarda-vidas – 2015.

De acordo com o ex-comandante Roberto Robadey Jr:

“Eles não serão chamados para cargos efetivos. Dessas 3 mil vagas (próximo edital previsto), nós vamos tirar essas 400”, relatou.

Ainda de acordo com ele, o limite de idade dos certames já realizados será respeitado nesse caso. Sendo assim, um aprovado que tenha mais de 25 anos (exigido para o processo seletivo ) poderá tomar posse como temporário, mesmo tendo uma idade avançada. 

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros RJ: Edital publicado. 800 vagas para Soldado e Sargento!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais