Pesquisar no blog

Concurso Brigada Militar RS: Nível superior será exigido? Entenda!

Iago Almeida

icone calendario 26 maio 2023

Atenção, concurseiros! A partir de 2027, mudanças serão feitas na carreira de ingresso do concurso Brigada Militar RS , tornando o nível superior obrigatório. Entenda a decisão!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Brigada Militar RS: qual será a escolaridade exigida?

Novidades em breve para quem se interessa em participar do concurso para a Brigada Militar do Rio Grande do Sul .

Isso porque a partir de 2027, o ingresso para a carreira de Soldado, deixará de exigir o nível médio e exigirá o curso superior completo.

Assim, a informação está confirmada através de um projeto aprovado, no ano passado, na Assembleia Legislativa do Estado.

Vale destacar que para ingresso na Polícia Civil e na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a exigência já é o superior, por isso houve adequação na Brigada.

Além disso, a Assembleia Legislativa debateu bastante o assunto antes de aprovar, isso tudo em maio à votação de um projeto de reforma para carreira.

Ademais, para a Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da BM (ASSTBM), exigindo o diploma para soldado, este primeiro nível deverá receber o subsídio básico previsto para os primeiros postos de outras carreiras da segurança pública. 

“Quem entra na Polícia Civil e na Susepe tem salário inicial de R$ 6,3 mil. Quem ingressa na Brigada como soldado tem o pior salário de todas as corporações da segurança. Por isso, além da qualificação, o ingresso com curso superior visa às melhorias salariais”, afirmou o diretor de assuntos políticos ASSTBM, Ricardo Agra.

Quando será publicado um novo concurso?

É o que os concurseiros querem saber! E um novo concurso para a Brigada Militar do Rio Grande do Sul já está sendo pensado.

Isso mesmo que o último concurso continue em andamento. Atualmente uma seleção publicada em 2021 conta com 4 mil vagas de Soldado.

Vale destacar que a seleção exigiu o nível médio, além da idade mínima de 18 e máxima de 25 anos (até o último dia das inscrições), altura mínima de 1,65m (sexo masculino) e 1,60m (sexo feminino) e carteira de habilitação na categoria “B”. 

Posteriormente, ao final das etapas, os candidatos aprovados terão ganhos iniciais de R$4.689,23 para jornada de 40 horas.

Por fim, a escolha da lotação de atuação se dará pela média final obtida pelos candidatos no curso de formação, que servirá como critério de classificação para ordem de nomeação.

Saiba mais sobre o Concurso Brigada Militar RS: Comissão formada. Edital até dezembro!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais