Pesquisar no blog

Concurso CRB1: Banca organizadora está definida!

icone calendario 18 dez 2019

Já está definida a banca organizadora do concurso CRB1 (Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região), as vagas serão para Brasília/DF.

Banca organizadora do concurso CRB1

Foi escolhida a banca organizadora do novo concurso CRB1, sendo o Instituto Quadrix responsável pela execução do certame. A empresa já criou a página de acompanhamento do edital, que será divulgado “em breve”, de acordo com a banca.

O número de vagas ainda não informado. Entretanto, o Instituto Quadrix anunciou que as vagas serão para o cargo de Bibliotecário Fiscal. A carreira tem exigência de nível superior na área como requisito.

Além disso, foi adiantado pela banca organizadora que os candidatos aprovados irão receber um salário inicial de R$ 3.500,00 mais benefícios. Todas as oportunidades serão para atuação em Brasília/DF. Ainda não foi divulgado o modelo de contratação, mas os Conselhos Regionais costumam trabalhar com o regime celetista.

Mediante o anúncio da banca organizadora, o próximo passo será a assinatura do contrato entre o Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região e o Instituto Quadrix. Após a publicação do documento, o edital deverá ser divulgado.

Edital do CRB2 pode servir como base para o concurso CRB1

Também é realizado pelo Instituto Quadrix, o concurso CRB2 (Conselho Regional de Biblioteconomia 2ª Região) com sede no Pará. Este edital pode ser usado como base para os estudos no concurso CRB1. Isso porque, além de serem órgãos semelhantes, as vagas são destinadas para o mesmo cargo.

As provas do concurso CRB2, foram aplicadas no mês de novembro. Os candidatos realizaram uma prova objetiva e uma prova discursiva. O exame objetivo foi composto por 35 questões de múltipla escolha, sendo elas: Língua Portuguesa (10 questões), Noções de Informática (05 questões) e Conhecimentos Específicos (15 questões).

Para ter sido considerado aprovado na prova objetiva, foi necessário o candidato obter nota igual ou superior a 50 pontos. Já na prova discursiva, a exigência foi de nota igual ou superior a 5 pontos. Além disso, era preciso se classificar na ampla concorrência até a 22ª posição para ter a avaliação discursiva corrigida.

O edital do concurso CRB2 foi divulgado no mês de setembro, com oferta de 20 vagas, sendo 1 vaga de caráter imediato e 19 vagas para formação de cadastro reserva. Todas as oportunidades foram para o cargo de Bibliotecário Fiscal.

Para concorrer, foi necessário ter o nível superior completo em Biblioteconomia, registro definitivo ativo no Conselho Regional de Biblioteconomia da 2ª Região e disponibilidade para viagens.

O concurso CRB2 ainda contará com uma última etapa, que será uma entrevista de caráter classificatório. O exame está previsto para o dia 24 de janeiro de 2020, na sede do Conselho.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais