Pesquisar no blog

Concurso CTI: Órgão vinculado ao MCTI tem banca definida!

Iago Almeida

icone calendario 05 out 2023

Vinculado aso MCTI, o CTI – Centro de Tecnologia da Informação, definiu a banca do concurso para Pesquisador e Tecnologista. Confira detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Quando sai o concurso MCTI para o CTI?

Ao que tudo indica, em breve haverá um novo concurso para o Centro de Tecnologia da Informação (CTI), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Isso porque os trâmites estão avançando e a banca organizadora foi definida. O escolhido foi o Cebraspe!

Assim, a Unidade de Pesquisa vai preencher vagas de Pesquisador e Tecnologista. A previsão é que o edital seja divulgado no dia 9 de outubro.

Inclusive, já está autorizada a contratação da banca por dispensa de licitação e o contrato deve ser assinado nos próximos dias.

Com a assinatura do contrato, o edital se tornará iminente, podendo sair a qualquer momento. Ou seja, o prazo deve enfim ser cumprido, após adiamentos anteriores.

Vale destacar que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação recebeu aval do Governo Federal para um concurso MCTI com 814 vagas no total.

Assim, 518 vagas estarão destinadas às Unidades de Pesquisa, para o preenchimento de cargos de pesquisador e tecnologista, sendo uma delas o Inpe e outra o CTI.

Concurso MCTI: Seleção para o INPE tem banca definida. Confira!

Além disso, todos os órgãos terão autonomia para suas seleções, ou seja, cada um poderá ter uma banca, como é o caso do Cemaden que escolheu o Instituto AOCP.

Vagas e salários

Portanto, o edital ofertará 253 vagas para Pesquisador e 265 vagas para Tecnologista, com salários iniciais de até R$ 7.724,56 e R$ 6.875,47, respectivamente.

Último concurso MCTI aconteceu há mais de 10 anos

Enquanto mais detalhes acerca do novo edital não estão revelados, é importante que os concurseiros interessados na seleção comecem a se preparar por meio da análise de antigos editais.

Sendo assim, o último concurso MCTI aconteceu em 2012, sob a organização do Cebraspe.  Foram 551 vagas para cargos de níveis médio e superior.

Requisitos cobrados

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as obrigações militares.
  • Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • Cumprir as determinações do edital.

Etapas de seleção

Por fim, é essencial mencionar que, durante a seleção, os candidatos passaram por meio de três etapas. Sendo assim, são elas:

  • Provas Objetivas;
  • Provas Discursivas, e
  • Avaliação de Títulos.

Ademais, as provas objetivas contaram com questões acerca de Conhecimentos Básicos, Conhecimentos Específicos, Gestão Administrativa e Gestão Pública em C, T&I.

Saiba mais sobre o Concurso MCTI publica editais com 427 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais