Pesquisar no blog

Concurso Degase: Servidores fazem greve solicitando edital!

icone calendario 08 nov 2019

Um novo concurso Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) pode sair em breve. Servidores do órgão entraram em greve na última terça-feira, dia 05 de novembro de 2019, cobrando melhoria nas condições de trabalho e também um novo concurso para o preenchimento em 25 unidades socioeducativa do Rio de Janeiro.

Servidores fazem exigência

Os trabalhadores exigem a implantação do RAS (Regime Adicional de Serviço), a liberação do porte de armas para os agentes, a progressão funcional garantida por lei e a realização de novos concursos públicos para preencher as vagas em aberto.  

A greve ocorreu durante toda a terça-feira, e só se encerrou quando foi decretado pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do estado) uma multa de R$ 400 mil ao Degase, caso a paralisação não terminasse. O pedido foi formulado pela PGE-RJ (Procuradoria Geral do estado).

De acordo com o Sind-Degase, 1mil e 500 agentes estão trabalhando em 25 unidades pelo estado do Rio de Janeiro, e isso representa um déficit de 25% do quadro efetivo.

 A Assessoria de Comunicação do Degase informa que das exigências feitas pelos servidores, três estão em tratativas, são elas: o RAS, a liberação do porte de armas e a realização de um novo concurso público.

O certame está em processo, em fevereiro deste ano foi divulgada a portaria de nomeação da comissão organizadora.

A comissão do concurso foi formada meses após a decisão judicial que confirmou a convocação dos aprovados no último certame, que foi realizado entre 2011 e 2012.

Na época a Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro tinha o objetivo de resolver o problema de falta de pessoal no Departamento, que em dezembro de 2018 contava com 282 cargos vagos de Agente Socieducativo.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais