Pesquisar no blog

Concurso Depen: Justiça determina reaplicação do TAF em Alagoas!

Iago Almeida

icone calendario 14 jan 2022

Atenção concurseiros! O Teste de Aptidão Física do concurso Depen (Departamento Penitenciário Nacional), para os que realizaram em Maceió, deverá ser reaplicado. A determinação é da Justiça de Alagoas que apontou que o local da prova não atendia os requisitos do edital.

Com determinação, e agora, como será?

A Justiça do Estado de Alagoas determinou a reaplicação do Teste de Aptidão Física (TAF) para os concurseiros que realizaram a prova no estado.

Assim, a decisão foi proferida nesta semana, no dia 10 de janeiro. O Ministério Público Federal realizou os apontamentos.

Portanto, de acordo com o órgão, a estrutura do local da prova não atenderia aos requisitos exigidos no edital. Sendo assim, isso teria prejudicado os candidatos.

Ainda, a sentença determina que a decisão do MPF seja cumprida em caráter imediato e que todas as medidas administrativas para um novo teste sejam tomadas.

A ação do MPF foi movida em dezembro de 2021. Assim, vários candidatos que se sentiram prejudicados começaram a se manifestar.

Como exemplo, o Ministério Público contou que a prova de corrida ocorreu em uma pista de areia no Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

“O teste físico não atendeu aos requisitos previstos no edital, consubstanciando manifesto desequilíbrio no certame e prejudicando aqueles que optaram pela realização desta fase na cidade de Maceió”, explicou a procuradora da República Niedja Kaspary.

Vale destacar ainda que o resultado final do Teste de Aptidão Física (TAF) tinha sido publicado no final de agosto de 2021, com as provas aplicadas em junho.

Concurso teve muitos escritos, mas metade não apareceu

O concurso do Departamento Penitenciário Nacional contou com um grande número de inscritos, entretanto, muitos não compareceram para as provas.

Sendo assim, ao todo, 179.691 candidatos se inscreveram, só que mais da metade não compareceu, ou seja, foram 99.492 candidatos faltosos, o que corresponde a 56,4%.

Além disso, o cargo com a maior quantidade de inscritos foi o de Agente de Execução Penal, que somou 174.067 interessados.

Ademais, a demanda de acordo com as vagas de ampla concorrência, cotas e Pessoas com Deficiência para o cargo de Agente de Execução Penal é a seguinte:

  • Ampla Concorrência: 791.21
  • Pessoas com Deficiência: 96.93
  • Cotas: 563.71

Vale destacar que as provas do certame chegaram a ser adiadas por três vezes, entretanto, foram aplicadas no dia 27 de junho de 2021.

Ademais, as remunerações iniciais para a carreira ficam entre R$ 5.865,70 a R$ 6.030,23.

Saiba mais sobre o Concurso Depen: Último edital tem validade prorrogada!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais