Concurso DEPEN: Iniciada formação da comissão organizadora!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 18 fev 2020

O concurso DEPEN 2020 (Departamento Penitenciário Nacional ) está na fase de formação da comissão organizadora, também foram confirmadas as etapas avaliativas.

BAIXE GRÁTIS: RAIO-X Depen 2020!

Plano de Estudos, Estatísticas da Última prova e Muito Mais!

Preparativos do concurso DEPEN

O Departamento Penitenciário Nacional, já começa a trabalhar nos preparativos do concurso DEPEN 2020. Segundo informações da Assessoria de Imprensa do órgão, o próximo passo após a autorização, é a formação da comissão organizadora.

A comissão terá a responsabilidade por todos os trâmites para a realização da seleção, desde a elaboração do projeto básico até a sua homologação.

O projeto básico, também chamado de termo de referência, é o documento que reúne alguns detalhes sobre o concurso, para que as empresas interessadas em organizar o certame possam encaminhar suas propostas.

“Com isso (formação da comissão), o DEPEN poderá dar efetivamente início aos trabalhos, que envolvem a contratação da banca examinadora, estruturação e publicação do edital, que ocorrerá no prazo máximo de 6 meses”, informou a Assessoria.

O concurso DEPEN foi autorizado no dia 31 de dezembro de 2019. Serão ofertadas 309 vagas, sendo 294 vagas para Agente Federal de Execução Penal, que exige o nível médio e 14 vagas para Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, cujo requisito é o nível superior.

Segundo informações do texto de autorização, o edital DEPEN 2020 precisa ser divulgado em até seis meses após a publicação. Ou seja, o departamento tem até o dia 30 de junho para divulgar o documento.

Etapas do concurso DEPEN

Também foi adiantado pela Assessoria de Imprensa do DEPEN, que a primeira fase do certame será composta pelas seguintes etapas: prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física e avaliação médica. Os candidatos aprovados nessas avaliações serão convocados para a fase de curso de formação.

A expectativa é que as etapas de provas objetivas e os exames de aptidão física, sigam uma estrutura parecida com a das avaliações aplicadas no ano de 2015, quando foi realizado o último concurso DEPEN. Na época, os candidatos às vagas de especialista também fizeram uma prova de Redação.

A prova objetiva do concurso DEPEN 2015, foi composta por 120 questões. Foram cobradas disciplinas de Conhecimentos Básicos (50 questões), Conhecimentos Complementares (30 questões) e Conhecimentos Específicos (40 questões). A prova de Conhecimentos Básicos englobava as disciplinas de Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Ética no Serviço Público, Noções de Direitos Humanos e Participação Social.

Os candidatos aprovados foram convocados para as etapas de aptidão física, que cobraram as seguintes atividades:

  • Teste de barra fixa (teste masculino);
  • Teste estático de barra fixa (teste feminino);
  • Impulsão horizontal e corrida de 12 minutos, para o cargo de Agente Penitenciário;
  • Teste de corrida de 12 minutos, para Técnicos e Especialistas.

Os candidatos do concurso DEPEN 2020, poderão ser lotados nas penitenciárias federais, localizadas em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Catanduvas, no Paraná, Mossoró, no Rio Grande do Norte, no Distrito Federal e Porto Velho, em Rondônia. Entretanto, ainda falta a confirmação sobre quais unidades serão contempladas com vagas.

» Prepare-se para o concurso DEPEN + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso DEPEN: Certame é suspenso oficialmente em virtude da pandemia da Covid-19!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais