Pesquisar no blog

Concurso DEPEN: Locais de aplicação das provas serão divulgados no mês de agosto!

icone calendario 19 fev 2021

Mesmo em meio a pandemia, o concurso DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) mantém o cronograma inicial, locais de realização das provas serão divulgados em agosto.

Locais de provas do concurso DEPEN

Com o prazo de inscrições do concurso DEPEN encerrado no dia 06 de junho, os participantes do certame do Departamento Penitenciário Nacional devem ficar atentos às próximas das da seleção para Agente Federal e Especialista.

A divulgação dos locais de aplicação das provas objetivas, marcadas para o dia 06 de setembro, está prevista para o dia 26 de agosto de 2020. Porém, antes disso, o DEPEN deve informar o número de candidatos inscritos no concurso.

Para os candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição, a lista provisória com a relação dos requerimentos está prevista para o dia 16 de junho.

Nesse caso, caberá interposição de recursos a partir das 09 horas do dia 17 de junho até às 18 horas do dia 18 de junho. Já o resultado definitivo dos candidatos isentos, está agendado para o dia 26 de junho.

Caso o pedido seja indeferido, a participação na seleção será confirmada somente após o pagamento da taxa de inscrição. Os valores são de R$ 120,00 para o cargo de Agente e R$ 130,00 para a carreira de Especialista, e poderão ser pagos até o dia 30 de junho de 2020.

Confira as próximas datas do concurso DEPEN:

  • Consulta aos locais de prova: 26 de agosto de 2020;
  • Aplicação das provas objetivas: 06 de setembro de 2020;
  • Gabaritos preliminares: 08 de setembro de 2020;
  • Interposição de recursos contra os gabaritos: a parti das 09h do dia 09 de setembro até às 10h do dia 10 de setembro de 2020;
  • Gabarito e resultado finais das provas objetivas e resultado provisório da prova discursiva: 28 de setembro de 2020.

Aplicação das provas do concurso DEPEN

Mesmo com diversos certames adiando as etapas avaliativas devido à pandemia, o concurso DEPEN mantém o cronograma de atividades. De acordo com o calendário inicial da banca organizadora, Cebraspe, as provas objetivas irão acontecer no dia 06 de setembro de 2020.

Os candidatos serão avaliados da seguinte forma: Prova Objetiva, Prova Discursiva, Exame de Aptidão Física, Avaliação Médica, Avaliação Psicológica e Investigação Social.

Esses exames estão previstos para acontecer nas 26 capitais brasileiras e nos municípios de Catanduvas/PR e Mossoró/RN. Na ocasião, os participantes irão responder a 120 questões no estilo “Certo ou Errado”.

Para o cargo de Agente (nível médio), serão cobradas 30 questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico, Informática).

Também serão cobradas 50 questões de Conhecimentos Específicos (Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direitos Humanos e Participação Social, Legislação Especial) e 40 questões de Conhecimentos Complementares (Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional).

Já para a carreira de Especialista (todas as áreas/nível superior), a prova objetiva englobará 40 questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social), 50 questões de Conhecimentos Específicos (variáveis em cada especialidade) e 30 questões de Conhecimentos Complementares (Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional).

A prova discursiva valerá 20,00 pontos e consistirá na redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca de tema de atualidades.

Saiba mais sobre o Concurso Depen: Último edital tem validade prorrogada!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais