Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

Concurso DEPEN: Órgão e banca organizadora se posicionam sobre as provas!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 31 jul 2020

Faltando pouco mais de um mês para a realização das provas do concurso DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), órgão e banca organizadora se posicionam sobre as avaliações.

Provas do concurso DEPEN

Com um pouco mais de um mês para a realização das provas objetivas do concurso DEPEN, continua a dúvida se há possibilidade de alteração ou não da data. Esta semana, voltaram a circular novas informações sobre o tema.

Segundo informações, está em discussão entre a comissão organizadora do concurso DEPEN e a banca organizadora responsável pelos trâmites do certame, Cebraspe, o possível adiamento.

O setor de Recursos Humanos do Departamento Penitenciário Nacional, informou que as questões referentes a seleção devem ser tratadas diretamente com o Cebraspe.

Já a banca organizadora, não confirmou a informação sobre o possível adiamento. De acordo com a instituição, todas as informações referentes ao certame são publicadas na página da instituição, não havendo informações adicionais a serem disponibilizadas neste momento.

A Assessoria de Imprensa do órgão, disse que não tem um posicionamento até o momento. Dessa maneira, os candidatos devem seguir as datas do edital de abertura do concurso DEPEN.

Isso não quer dizer que o prazo ainda não possa ser alterado. Entretanto, conforme o próprio Cebraspe especificou, a confirmação sobre quaisquer mudanças em relação às datas do concurso DEPEN serão anunciados oficialmente pela banca organizadora.

Nova-DEPEN

Candidatos serão avaliados em seis etapas

As inscrições do concurso DEPEN já foram encerradas, e a previsão é que os locais de provas sejam publicados no dia 26 de agosto de 2020. Os participantes do certame serão avaliados por meio de seis etapas, sendo elas: prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica e investigação social.

As avaliações serão realizadas nas 26 capitais brasileiras e nas cidades de Catanduvas/PR e Mossoró/RN.

A primeira etapa será a de prova objetiva, aplicada no dia 06 de setembro de 2020. O exame terá caráter eliminatório e classificatório, sendo composto por 120 questões no estilo CERTO ou ERRADO.

Para a carreira de Agente de Execução Penal, cuja exigência é o nível médio, serão cobradas 30 questões de Conhecimentos Básico, englobando as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Informática. Além dessas, a prova terá:

  • Conhecimentos Específicos (50 questões): Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social, Legislação Especial;
  • Conhecimentos Complementares (40 questões): Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

Já para o cargo de Especialistas de Execução Penal, irão responder a 40 questões de Conhecimentos Básicos, com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social.

Ainda fará parte da avaliação, 50 questões de Conhecimentos Específicos variáveis em cada especialidade e 30 questões de Conhecimentos Complementares com as disciplinas de Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

Todos os candidatos responderão no mesmo dia da prova objetiva, a uma prova discursiva que irá constituir na elaboração de uma Redação. O texto deverá ter até 30 linhas e abordará um conteúdo de Atualidades.

O concurso DEPEN terá prazo de validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Para esta seleção , não há previsão da formação de cadastro de reserva.

Saiba mais sobre o Concurso DEPEN: Certame é suspenso oficialmente em virtude da pandemia da Covid-19!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais