Pesquisar no blog

Concurso DEPEN: Edital é retomado; provas serão aplicadas em fevereiro!

icone calendario 12 fev 2021

Após suspensão devido a pandemia, o edital do concurso DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) foi retomado. Provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 28 de fevereiro de 2021.

Provas do concurso DEPEN

Após ter sido suspenso devido a pandemia de Covid-19, o concurso DEPEN com 309 vagas foi retomado. No dia 20 de janeiro, em divulgação no Diário Oficial da União, o Departamento Penitenciário Nacional anunciou o novo cronograma do certame para Agente Penitenciário e Especialista.

Conforme informações da publicação, as provas objetivas e provas discursivas serão aplicadas na data prevista de 28 de fevereiro de 2021. O resultado final da seleção está programado para o dia 22 de março de 2021.

Confira as datas do novo cronograma do concurso DEPEN:

  • Divulgação do edital que irá informar a disponibilização da consulta dos locais de prova: 18/02/2021;
  • Aplicação das Provas Objetivas e Discursivas: 28/02/2021;
  • Divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas e do padrão preliminar de resposta da prova discursiva: 02/03/2021;
  • Prazo para interposição de recursos quanto aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e ao padrão preliminar de respostas da prova discursiva: 03 e 04/03/2021 (Das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia, observado o horário oficial de Brasília/DF);
  • Divulgação dos gabaritos oficiais definitivos das provas objetivas e do padrão definitivo de resposta da prova discursiva: 22/03/2021;
  • Resultado final nas provas objetivas e resultado provisório na prova discursiva: 22/03/2021.

O DEPEN acaba seguindo o que Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal fizeram neste início de ano, confirmando a realização de suas provas, em âmbito nacional, para o primeiro trimestre.

A aplicação será realizada em todas as capitais, além do Distrito Federal. O Cebraspe, banca organizadora dos três concursos , será o responsável por adotar as condições sanitárias necessárias.

Etapas avaliativas do concurso DEPEN

O concurso DEPEN será composto por duas etapas avaliativas. A primeira etapa irá contar com seis fases, sendo elas: Prova objetiva; Prova discursiva; Exame de aptidão física; Avaliação médica; Avaliação psicológica; e Investigação social.

A prova objetiva do certame terá caráter eliminatório e classificatório. A avaliação será composta por 120 questões no estilo Certo ou Errado.

A avaliação para o cargo de Agente de Execução Penal será composta por 30 questões de Conhecimentos Básicos, 50 questões de Conhecimentos Específicos e 40 questões de Conhecimentos Complementares. Essas distribuídas pelos itens de:

  • Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Informática;
  • Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social e Legislação Especial;
  • Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

O concurso DEPEN também terá vagas para Especialistas. Para este cargo, a prova contará com 40 questões de Conhecimentos Básicos, 50 questões de Conhecimentos Específicos e 30 questões de Conhecimentos Complementares. Neste caso, serão abordados conteúdos de:

  • Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social;
  • Conhecimentos Específicos: variáveis em cada especialidade;
  • Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

A prova discursiva, que consistirá na elaboração de uma Redação, será aplicada a todos os candidatos. O texto deverá ter até 30 linhas e abordará um conteúdo sobre Atualidades.

Saiba mais sobre o Concurso Depen: Último edital tem validade prorrogada!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais