Pesquisar no blog

Concurso Depen: Publicada a portaria que autoriza a nomeação de 309 aprovados!

icone calendario 01 jun 2022

Atenção concurseiros! Mais aprovados no concurso Depen  (Departamento Penitenciário Nacional), serão convocados. O Ministério da Economia autorizou nesta quarta-feira (1º) a nomeação de 309 pessoas.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Depen: quando saem as nomeações?

O Ministério da Economia autorizou a nomeação de mais aprovados no concurso do Departamento Penitenciário Nacional.

Sendo assim, a portaria foi publicada nesta quarta-feira (1°), e confirma que serão chamados mais 309 aprovados no último certame, realizado em 2020.

Portanto, serão 294 para o cargo de Agente Federal de Execução Penal e 15 no cargo de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal.

Ademais, ao todo, o concurso recebeu 179.691 inscrições. O provimento a que se refere o art. 1° está condicionado:

  • I – à existência de vagas na data da nomeação dos candidatos; e
  • II – à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

E as lotações serão na sede do Depen, em Brasília, e nas penitenciárias federais de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).

Expectativa pela chamada de excedentes

É muito grande a expectativa de que o governo possa autorizar a convocação de excedentes.

Isso porque o presidente Jair Bolsonaro tem priorizado a área de Segurança, o que torna ainda mais possível que isso aconteça rápido.

Vale destacar que o mesmo aconteceu com a a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Concurso teve muitos escritos, mas metade não apareceu

concurso  do Departamento Penitenciário Nacional contou com um grande número de inscritos, entretanto, muitos não compareceram para as provas.

Sendo assim, ao todo, 179.691 candidatos se inscreveram, só que mais da metade não compareceu, ou seja, foram 99.492 candidatos faltosos, o que corresponde a 56,4%.

Além disso, o cargo com a maior quantidade de inscritos foi o de Agente de Execução Penal, que somou 174.067 interessados.

Ademais, a demanda de acordo com as vagas de ampla concorrência, cotas e Pessoas com Deficiência para o cargo de Agente de Execução Penal é a seguinte:

  • Ampla Concorrência: 791.21
  • Pessoas com Deficiência: 96.93
  • Cotas: 563.71

Vale destacar que as provas do certame chegaram a ser adiadas por três vezes, entretanto, foram aplicadas no dia 27 de junho de 2021.

O concurso Depen foi publicado em maio de 2020 e contou com a oferta de 309 vagas no total.

Portanto, as oportunidades estavam divididas entre os cargos de Agente Federal (294) e Especialista Federal em Assistência à Execução Penal (15).

Ademais, as remunerações iniciais para a carreira ficam entre R$ 5.865,70 a R$ 6.030,23.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso DEPEN: Provas são remarcadas para junho!
Acompanhe nossas

redes sociais