Pesquisar no blog

Concurso DEPEN: Saiba qual será o próximo passo para retomada do edital!

icone calendario 19 fev 2021

Após ter sido suspenso por causa da pandemia, o Departamento Penitenciário Nacional informou qual será o próximo passo para retomada do concurso DEPEN. Confira!

Retomada do concurso DEPEN

O concurso DEPEN teve seu edital publicado em 2020, mas devido a pandemia de Covid-19, a seleção teve o documento suspenso. Considerando que as inscrições já foram abertas e realizadas, saiba qual o próximo passo para a retomada da seleção.

O certame para o Departamento Penitenciário Nacional foi suspenso um mês antes da aplicação das provas do concurso DEPEN. O órgão já chegou a informar que não haverá possibilidade de reabertura das inscrições. Ou seja, a seleção deve ser retomada exatamente do ponto em que parou.

Com isso, o próximo passo para a retomada do concurso DEPEN é a divulgação de um novo cronograma, com as datas de aplicação das provas.

A expectativa é que o novo cronograma não demorar a ser publicado. Isso porque, o contrato entre o órgão e banca organizadora, Cebraspe, tem validade até o dia 29 de março de 2022.

Isso significa que todos os preparativos relacionados a seleção dos candidatos, devem ser concluídos até esta data. E, considerando a quantidade de etapas avaliativas do concurso DEPEN, as aplicações das provas devem iniciar o quanto antes.

Provas do concurso DEPEN

O concurso DEPEN será composto por duas etapas avaliativas. A primeira etapa irá contar com seis fases, sendo elas: Prova objetiva; Prova discursiva; Exame de aptidão física; Avaliação médica; Avaliação psicológica; e Investigação social.

A prova objetiva do certame terá caráter eliminatório e classificatório. A avaliação será composta por 120 questões no estilo Certo ou Errado.

A avaliação para o cargo de Agente de Execução Penal será composta por 30 questões de Conhecimentos Básicos, 50 questões de Conhecimentos Específicos e 40 questões de Conhecimentos Complementares. Essas distribuídas pelos itens de:

  • Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Informática;
  • Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social e Legislação Especial;
  • Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

O concurso DEPEN também terá vagas para Especialistas. Para este cargo, a prova contará com 40 questões de Conhecimentos Básicos, 50 questões de Conhecimentos Específicos e 30 questões de Conhecimentos Complementares. Neste caso, serão abordados conteúdos de:

  • Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social;
  • Conhecimentos Específicos: variáveis em cada especialidade;
  • Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

A prova discursiva, que consistirá na elaboração de uma Redação, será aplicada a todos os candidatos. O texto deverá ter até 30 linhas e abordará um conteúdo sobre Atualidades.

Saiba mais sobre o Concurso Depen: Último edital tem validade prorrogada!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais