Pesquisar no blog

Concurso Detran PB: Novo edital em estudos, afirma superintendente do órgão!

icone calendario 11 abr 2022

Boas notícias para os concurseiros! Um novo concurso Detran PB pode ocorrer em breve, visto que um edital já está em estudos, de acordo com o superintendente do órgão. Ademais, a última seleção para o órgão ocorreu em 2012, há 10 anos.

Portanto, estão sendo realizados estudos para um novo edital de concurso do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba, que não conta com nova seleção desde 2012. Ademais, é possível que o edital saia ainda este ano, visto que os estudos já estão em andamento.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Detran PB: novo edital

Sendo assim, na última quinta-feira, 07 de abril, durante uma entrevista o superintendente do Detran PB, Isaías Gualberto, anunciou que estão sendo realizados estudos para a realização de um novo concurso para o órgão.

Além disso, durante sua fala o superintendente informou que o órgão vem passando por um trabalho técnico que pode contar com um longo processo, o que pode fazer com que o edital somente saia com a posse de outro superintendente:

“O único concurso que teve no Detran foi há 10 anos, é necessário, parte dos servidores efetivos já estão com tempo de aposentadoria, é importante, estamos terminando estudos, mas esse ano não dá tempo, porque temos que ter um trabalho técnico e demanda muito tempo. Mas estamos com um esboço, vamos trabalhar e espero em breve, se não for comigo como superintendente, mas com outro, ter concurso em breve”, disse Gualberto.

Nesse sentido, uma vez que os estudos ainda são iniciais, não existem previsões de quando o edital será publicado. Ademais, ainda é necessário que o órgão forme uma comissão organizadora que cuide da elaboração do edital.

Ademais, também será necessário que o grupo formado escolha e contrate a banca organizadora que receberá as inscrições dos candidatos e que viabilizará e aplicará as etapas avaliativas do certame.

Sendo assim, é apenas após todos esses trâmites que o novo edital poderá ser publicado, contendo todas as informações acerca de vagas, cargos, remunerações e etapas avaliativas.

Último concurso Detran PB

É igualmente importante que os concurseiros interessados no novo concurso Detran PB iniciem sua preparação por meio da análise dos antigos editais, enquanto maiores detalhes não são revelados.

Portanto, o último concurso do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba aconteceu em 2012, quando foram ofertadas 108 oportunidades entre as seguintes carreiras:

Nível Médio

  • Agente de Trânsito – 60 vagas;
  • Agente de Vistoria médio – 30 vagas.

Nível Superior

  • Advogado – 08 vagas; e
  • Analista de Sistema superior – 10 vagas.

Além disso, os aprovados no concurso da época contaram com remunerações que variavam entre R$ 978,50 e R$ 1.957,00, a depender do cargo, sem contar os benefícios.

Ademais, para concorrer a uma das oportunidades era necessário também que os candidatos possuíssem Carteira Nacional de Habilitação tipo “B”, ao menos.

Como foram as provas do último concurso?

Por fim, vale destacar que os inscritos no concurso Detran PB 2012, que contou com a Funcab (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt) como banca organizadora, foram avaliados por meio das seguintes etapas avaliativas:

  • Prova objetiva (todos os cargos);
  • Prova prática (para nível médio);
  • Curso de formação (para nível médio);
  • Prova discursiva (para nível superior);
  • Avaliação de títulos (para nível superior).

Nesse sentido, é importante mencionar que durante as provas objetivas os candidatos responderam a questões acerca das disciplinas de Língua Portuguesa, Administração Pública, Informática Básica, Inglês Técnico e Conhecimentos Específicos do cargo.

assinatura completa

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais