Pesquisar no blog

Concurso DPE CE: Defensoria confirma que edital está previsto para 2021!

icone calendario 19 fev 2021

Logo após nomear o último excedente que faltava do edital anterior, a Defensoria anunciou preparativos para a seleção DPE CE 2021. Saiba mais!

Nova seleção DPE CE

A seleção DPE CE 2021 está confirmada! A informação foi divulgada pela própria Defensoria Pública do Estado do Ceará, após nomear o último aprovado que faltava do edital anterior para membros.

O concurso será destinado a preencher mais vagas na carreira de defensor. Entretanto, até então não há previsão de edital para a área de apoio.

O que se sabe, é que o novo certame está previsto para ocorrer ainda este ano. A carreira de defensor tem como exigência o bacharelado em Direito e atualmente tem remuneração inicial de R$ 26.127,17.

O número de vagas previsto não foi divulgado. Entretanto a DPE CE tem, pelo menos, 57 cargos desocupados na classe inicial da carreira. Com um novo edital , todos eles podem ser preenchidos.

O anúncio do novo edital foi realizado após a nomeação do último aprovado do concurso de 2014, que aconteceu no dia 13 de janeiro, em sessão solene do Conselho Superior da Defensoria Pública (Consup). 

“Com esta última nomeação, a Defensoria encerra os aprovados do último certame e inicia a preparação do próximo concurso, previsto para 2021.”

A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Andrea Maria Alves Coelho, que também estava na cerimônia de posse, ressaltou que a entidade apoia a nova seleção DPE CE.

“Destaco que a Associação sempre esteve e continuará apoiando o fortalecimento dos nossos quadros com a realização de novo certame, assim também reconhecendo o árduo trabalho feito pela atual administração da Defensoria Pública para fazer o chamamento de todos os aprovados.”

Seleção terá reserva de vagas para negros

Em novembro de 2020 a DPE CE instituiu a primeira política afirmativa da história do órgão, com a Instrução Normativa nº 82/2020, editada pela defensora geral Elizabeth Chagas.

A nova regra prevê que todos os concursos da Defensoria cearense devem passar a ter vagas reservadas exclusivamente para pessoas negras. Isso vale tanto para a seleção DPE CE, quanto para as seleções de estágio e outros processos seletivos.

A Instrução Normativa destina 20% das vagas previstas em edital para essa cota, sendo válida para cargos de membros (defensores), servidores e estagiários. Para acessarem a política, os candidatos negros deverão fazer a autodeclaração étnica no ato da inscrição.

Cada seleção ou concurso da DPE CE terá uma comissão de heteroidentificação para avaliar as inscrições, como acontece normalmente em todos os concursos com política afirmativa.

Saiba mais sobre o Concurso DPE CE: Edital publicado. Salário de R$ 27,5 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais