Foi disponibilizado pela Escola de Sargento das Armas do Exército, o Cartão de Confirmação de Inscrição do concurso ESA, além de orientações para as provas.
Locais de provas do concurso ESA
O candidato que se inscreveu no concurso ESA deve ficar atento, pois já estão disponíveis os locais de prova. A consulta pode ser feita, individualmente, pelo site oficial da instituição.
A prova do certame da Escola de Sargento das Armas será realizada no dia 04 de outubro e, além dos locais, também é necessário prestar atenção em outros pontos importantes.
De acordo com informações do cronograma, a chegada do candidato deve ser a partir das 10 horas, tendo em vista que os portões de acesso ao local serão fechados às 11h30min. Já a aplicação do exame será feita no período da tarde, com início às 13 horas e término às 17 horas.
No dia da realização das provas do concurso ESA, os candidatos deverão seguir algumas orientações, sendo elas:
- Uso de máscara de proteção facial será obrigatório para todos os candidatos durante todo o tempo de permanência no local de prova;
- A máscara deverá ser em tecido, descartável ou reutilizável, mantendo a boca e o nariz cobertos;
- Será permitido usar apenas os seguintes materiais: lápis (apenas para rascunho); borracha; régua; caneta esferográfica de material transparente (tinta preta ou azul). E, caso necessário, o candidato será avisado em sua página de acesso sobre o uso de prancheta.
Ainda é informado pela ESA, que estão sendo adotadas todas as medidas de prevenção à Covid-19. Assim, os participantes irão poder fazer as provas em segurança.
Confira também o cronograma do concurso ESA após as provas:
- Pedido de revisão das questões objetivas: 06/10 e 07/10/2020;
- Resultado parcial das provas (faltando a revisão da redação): 13/11/2020;
- Entrega, na OMSE, dos documentos para análise de títulos (aprovados nas provas): 16/11 e 17/11/2020 (até às 12h);
- Pedido de revisão da prova de redação: 16/11 e 17/11/2020;
- Resultado final da prova de redação: 23/11/2020;
- Resultado final das provas (objetiva e redação): 25/11/2020;
- Envio, via SEDEX, dos documentos para a análise de títulos, diretamente para a Seção de Concurso da ESA (aprovados após revisão da prova de redação): até 26/11/2020.
Confira como será a prova do concurso ESA
Na primeira etapa, os candidatos poderão ser avaliados em até seis partes, dependendo do cargo pretendido. O exame intelectual (ou provas objetivas), poderá ser dividido em até seis partes, dependendo do cargo escolhido.
Saiba como será a distribuição das provas do concurso ESA:
- 1ª parte: Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e 08 questões para as áreas Música/Saúde);
- 2ª parte: Prova de Língua Portuguesa (12 questões para áreas Geral/Aviação e 08 questões para as áreas Música/Saúde);
- 3ª parte: Prova de História e Geografia do Brasil (12 e 06 questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e 08 e 04 questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
- 4ª parte: Prova de Inglês (04 questões para área Geral/Aviação e 04 questões para as áreas de Música/Saúde);
- 5ª parte: Prova de Conhecimentos Específicos da área Técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12 questões);
- 6ª parte: Prova de Português (questão única discursiva/redação).
Nessa primeira fase, para ser considerado aprovado o candidato precisará obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Língua Inglesa, sendo necessário obter pelo menos 25% de acertos.
Para a prova de redação, será preciso obter uma nota igual ou superior a 05 pontos para ser considerado aprovado. O candidato que for habilitado, ainda será convocado para as próximas etapas, sendo elas:
- Avaliação de títulos;
- Exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música);
- Investigação social;
- Exame de aptidão física preliminar;
- Revisão médica;
- Exame de aptidão física definitivo;
- Comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.