Concurso ESA: Nova licitação prorroga definição da banca organizadora!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 17 ago 2020

Foi divulgada uma nova licitação que prorroga da escolha da banca organizadora do concurso ESA (Escola de Sargento das Armas), edital oferta 1.100 vagas de nível médio.

Escolha da banca do concurso ESA

O processo licitatório para definição da banca organizadora que será responsável pelo concurso ESA, foi adiado. A alteração nas datas do pregão eletrônico, foi publicado no Diário Oficial da União.

Quer Receber Todas as Novidades da ESA?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da ESA

Segundo informações do documento, a entrega das propostas irá acontecer a partir das 09h30min e abertura dos envelopes está marcada para o dia 22 de junho de 2020, neste mesmo horário.

A banca será responsável pela organização do certame de Admissão aos Cursos de Formação de Sargentos do Exército Brasileiro dos anos de 2021/2022, bem como auxílio na aplicação das fases.

A primeira etapa do concurso ESA será composta pelas provas objetivas e provas discursivas. Recentemente, o Exército publicou uma retificação do edital e alterou a data da prova para o dia 30 de agosto de 2020, em virtude da pandemia da Covid-19.

O concurso ESA oferta 1.100 vagas, divididas em três áreas: Geral/Aviação, Música e Saúde, distribuídas da seguinte forma:

Geral/Aviação: 1.000 vagas, sendo 900 para candidatos do sexo masculino e 100 para o sexo feminino.

  • Artilharia, Aviação (Manutenção), Cavalaria, Comunicações, Engenharia, Infantaria, Intendência, Manutenção de Comunicações, Material Bélico (Manutenção de Armamento, Manutenção de Viatura, Manutenção de Viatura Blindada, Mecânico Operador) e Topografia.

Música: 45 vagas

  • Bombo, Clarineta, Fagote em dó/Contra-Fagote em dó, Flauta em dó/Flautim em dó, Oboé em dó/ Corne-inglês, Pratos, Saxhorne barítono/Saxhorne baixo, Saxofone, Tuba, Tímpanos, Tarol e Caixa Surda, Trombone Tenor/ Trombone Baixo, Trompa e Trompete/Cornetim/ Flueghorne.

Saúde: 55 vagas

  • Técnico em Enfermagem.

O soldo inicial da carreira é de R$ 3.825,00, podendo aumentar com os adicionais militar e de habilitação. Assim, a remuneração pode chegar a R$ 5.049,00.

Provas do concurso ESA 2020

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas na data provável de 30 de agosto de 2020 na primeira fase que contará ainda com outras etapas como:

  • Valorização de títulos;
  • Exame de Habilidade Musical (exclusivo para a área de Música);
  • Inspeção de Saúde;
  • Exame de Aptidão Física Preliminar (EAPP).

Já na segunda fase os candidatos passarão por:

  • Revisão médica;
  • Exame de Aptidão Física Definitivo (EAFD);
  • Comprovação dos requisitos biográficos;
  • Comprovação da heteroidentificação para candidatos autodeclarados pretos ou pardos que irão concorrer pelo sistema de cotas.

O exame terá caráter eliminatório e classificatório, dividida em até seis partes, de acordo com a área pretendida pelo candidato, sendo:

  • 1ª parte – Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde);
  • 2ª parte – Prova de Português (12 e oitos questões, respectivamente);
  • 3ª parte – Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
  • 4ª parte – Prova de Inglês (quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde);
  • 5ª parte – Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
  • 6ª parte – Prova de Português (questão única discursiva/redação).

Para ser considerado aprovado, será necessário obter no mínimo 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, em que será preciso alcançar pelo menos 25% de acertos. Já na prova de redação, o candidato deverá obter nota igual ou superior a 5 pontos.

Saiba mais sobre o Concurso ESA 2020: EDITAL oferta 1.100 vagas para o nível médio!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais