Pesquisar no blog

Concurso EsPCEx 2021: Registra mais de 37 mil inscritos!

icone calendario 24 set 2021

O concurso EsPCEx 2021 registrou mais de 37 mil inscritos. Os candidatos serão aguardados neste fim de semana, 25 e 26 de setembro, para a realização das provas.

As provas para o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército acontecerão neste fim de semana, nos dias 25 e 26 de setembro. São aguardados cerca de 37.500 candidatos para a primeira etapa.

Concurso EsPCEx 2021: panorama geral

O novo concurso EsPCEx 2021 oferece 440 vagas de nível médio, sendo 400 para o sexo masculino e 40 para o sexo feminino. Tais oportunidades estão distribuídas da seguinte maneira:

  • Ampla concorrência: 320 vagas para o sexo masculino e 32 para o sexo feminino;
  • Cota reservada aos candidatos pretos ou pardos: 80 vagas para o sexo masculino e 08 para o sexo feminino.

Além disso, para concorrer às vagas é necessário que os candidatos tenham entre 17 e 22 anos, além de possui a altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens.

Ademais, para participar do processo seletivo é necessário o ensino médio completo, ou que o aluno esteja pelo menos cursando o 3º ano.

Os aprovados no concurso público ingressarão na Escola Preparatório de Cadetes na função de aluno. Durante o primeiro ano de formação, os alunos receberão um soldo de R$1.185. No entanto, no demais 4 anos de formação, esse valor passa a ser de R$1.630.

Provas do concurso acontecem neste fim de semana

Nos dias 25 e 26 de setembro serão realizadas as provas do concurso EsPCEx 2021. Os locais de prova, bem como o cartão de confirmação de inscrição estão disponíveis no site da EsPCEx , onde podem ser consultados.

Além disso, no sábado, dia 25, os candidatos passarão por Exame Intelectual, em que deverão realizar provas de de Português, Redação, Física e Química, no horário das 13h30 até as 18h00.

No domingo, dia 26, o segundo Exame Intelectual será feito, composto por provas de Matemática, Geografia, História e Inglês, nos mesmo horários do dia anterior.

Vale destacar que os gabaritos deverão estar disponíveis no site da Escola no dia 27, a partir das 18 horas. Além disso, até o dia 30 de setembro os candidatos poderão solicitar a revisão de gabarito.

Quais serão as próximas etapas do concurso?

Além das etapas avaliativas deste fim de semana, os candidatos inscritos no concurso EsPCEx 2021 ainda deverão passar pelas seguintes fases:

  • Inspeção de saúde;
  • Exame de aptidão física;
  • Avaliação psicológica.

No exame de aptidão física os candidatos deverão realizar corrida de 12 minutos, flexão de braços na barra fixa, flexão de braços sobre o solo e abdominal supra.

Ademais, aqueles que forem aprovados e convocados pela Escola deverão cumprir com o regime de internato, de forma que durante um ano ficarão nas instalações da EsPCEx, em Campinas – SP.

Já os últimos 4 anos de formação acontecerão na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende – RJ.

Saiba mais sobre o Concurso EsPCEx 2025: Edital publicado. 440 vagas de nível médio!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais