Pesquisar no blog

Concurso Guarda de Maricá – RJ: Prefeitura retoma trâmites para contratação de Agentes!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 19 mar 2024

A Prefeitura de Maricá – RJ, retomou os trâmites do concurso Guarda de Maricá – RJ trazendo novas resoluções sobre o certame.

Retomada do concurso Guarda de Maricá – RJ

A Prefeitura de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, retomou o concurso Guarda de Maricá – RJ para a contratação de 200 novos agentes. O certame estava suspenso devido à pandemia causada pelo Covid-19.

A decisão da Prefeitura foi publicada por meio da Comissão do Concurso da Guarda Municipal e da Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (COSEAC), que emitiram uma nota oficial no dia 18 de junho.

O documento também informa as novas resoluções para o edital do certame. Dentre as principais mudanças está a transferência do Curso de Formação Profissional (CFP), para o período do Estágio Probatório do candidato nomeado.

O curso é destinado para preparação técnica necessária para que os selecionados desempenhem de maneira regular as atribuições do cargo.

Outra alteração importante, é que agora a fase de Investigação Social irá acontecer após a homologação do concurso e antes da nomeação dos candidatos. E o processo de heteroidentificação, para os candidatos autodeclarados negros no ato de inscrição, será feito virtualmente. Todos os concorrentes aptos receberão instruções por e-mail.

Vagas e etapas do concurso Guarda de Maricá – RJ

O concurso Guarda de Maricá, promovido pela Prefeitura de Maricá, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, oferta 200 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal.

Do total de oportunidades, 150 vagas são de ampla concorrência e 50 vagas para candidatos do regime de cotas: 40 vagas para negros (pretos ou pardos) e 10 vagas para Pessoas com Deficiência (PcD).

Puderam pleitear uma vaga, homens e mulheres com nível médio completo. Também foi necessário, ter entre 18 anos e 35 anos até o primeiro dia do período de inscrição e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A ou B.

Os selecionados terão remuneração inicial de R$ 2.449,13, composto pelo vencimento de R$ 1.749,38 40% de acréscimo de periculosidade. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

O concurso da Guarda de Maricá – RJ é composto por diversas fases: prova objetiva, teste físico, exame psicotécnico e médico, além de investigação social e um curso de formação. A primeira fase, o exame de múltipla escolha, teve caráter eliminatório e classificatório, e foi realizado no mês de dezembro de 2019.

A prova objetiva teve duração de 04 horas, e foi composta por 50 questões, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico e Noções de Informática, 30 questões de Conhecimentos Específicos.

Na parte de Conhecimentos Específicos, as matérias foram de Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções Direito Processual Penal, Noções de Direitos Humanos e Legislação Específica.

Ficam eliminados os candidatos que obtiverem nota zero em qualquer uma das disciplinas e aqueles cuja pontuação for inferior a 50%, em uma escala de avaliação que vai de zero a 100.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais