Pesquisar no blog

Concurso Guarda de Palmas – TO: Escolha da banca será em setembro!

icone calendario 30 ago 2019

A Prefeitura de Palmas, capital de Tocantins, prevê divulgar a banca organizadora do Concurso Guarda de Palmas, em setembro. O prazo foi informado, nesta última quarta-feira (28).

Segundo informações, do Município, o concurso está em fase de recebimento de propostas das empresas especializadas em realização de concursos. A Prefeitura de Palmas, estima que até setembro, já tenha concluído essa fase, para que a comissão possa definir a banca organizadora do exame, de acordo com as normas de licitações de Administração Pública. O método de escolha da banca não foi anunciado.

A banca organizadora, ficará responsável pelo recebimento das inscrições e aplicação das etapas do concurso, como provas objetivas e teste físico.

Requisitos para o concurso Guarda de Palmas

O concurso ofertará 50 vagas para ingresso na Guarda Metropolitana (GMP). Os requisitos para participar do concurso é preciso obter nível médio completo, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres e devem possuir idade entre 18 e 45 anos. A validade atual do concurso ainda não foi anunciada.

Os servidores terão direito a um salário base, mais 30% de adicional de periculosidade, auxílio-alimentação e adicional noturno. Além disso, há a estabilidade e possibilidade de progressão na carreira.

Último concurso Guarda de Palmas

O último concurso, ocorreu em 2007. Na época, foram ofertadas 100 vagas para o setor, sendo 90 vagas destinadas para os homens e 10 para mulheres. Os candidatos foram submetidos a realizarem as seguintes etapas avaliativas:

  • Prova objetiva;
  • Avaliação médica;
  • Teste de aptidão física;
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação social da vida pregressa;
  • Curso de formação.

Na prova objetiva, foram cobrados conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História do Tocantins e Conhecimentos Específicos.

De acordo com informações, da Prefeitura do Município, há uma falta de 412 guardas e devido a este motivo, que estima que o concurso Guarda de Palmas, possa preencher as vagas de formação de cadastro de reserva, durante o período de validade do concurso.

Welere Barbosa, secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, revelou que a nova seleção do concurso, deve renovar 25% dos cargos efetivos.

Novo concurso Guarda de Palmas é cobrado por Vereadores

Em uma sessão ordinária, o vereador Milton Neris, cobrou a realização de novo concurso no Município de Palmas. Após a sua fala, a Prefeitura tomou um posicionamento, dando início ao processo da escolha da banca organizadora do concurso.

Na última terça-feira (27), o Parlamentar, revelou que atualmente o órgão, está com déficit de servidores, devido ao motivo que há uma grande quantidade de guardas que estão para se aposentar.

O Vereador, também abordou sobre a contratação que a Prefeitura vem realizando, para os cargos de vigilantes para atuarem como guardas.

Outro Vereador que também realizou tomou posicionamento, sobre a realização de um novo concurso, foi o Juscelino Rodrigues (PTC), “O concurso foi anunciado em fevereiro e, até agora, não foi publicado o edital. É um concurso esperado pela sociedade. Não poderia deixar de fazer essa cobrança, pois nossa Guarda é antiga, com pouco mais de 180 homens que trabalham para resguardar o patrimônio público e atuar também na representação do crime”, disse.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais