Concurso Guarda de São Gonçalo – RJ: Aprovados terão porte de armas? Confira!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 19 ago 2020

O concurso Guarda de São Gonçalo – RJ tem inscrições abertas até agosto, confira como será o porte de armas para os candidatos aprovados.

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Rio de Janeiro?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Rio de Janeiro

Porte de armas no concurso Guarda de São Gonçalo – RJ

As inscrições do concurso Guarda de São Gonçalo – RJ, estão abertas até o dia 02 de agosto. Entretanto, o edital tem gerado dúvidas em relação ao porte de armas.

Para esclarecer esse impasse, a responsável pela Secretaria de Segurança Pública do Município, Luana das Neves Medeiros, informou os detalhes sobre o porte de armas.

O porte de armas para a Guarda Municipal de São Gonçalo, já é previsto em Lei. Sancionada no ano de 2019, a mensagem do Poder Executivo nº 13/2018 prevê que a corporação seja armada. Entretanto, na prática isso ainda não ocorre.

De acordo com Luana Medeiros, no momento ainda há um processo junto à Polícia Federal, visando ao cumprimento dos requisitos para treinamento e aquisição de arma de fogo e proteção individual para os guardas municipais.

Somente após o convênio com a PF, o porte de armas poderá ocorrer na prática. No entanto, para isso os guardas terão que passar por um curso de armamento e tiro, além de avaliações psicológicas.

O edital já traz a previsão futura para o porte de arma, justamente na parte do exame psicológico. Conforme o item 11.7, o candidato é informado que:

“O exercício da profissão de Guarda Municipal é permeado de situações de forte pressão externa e emocional, eventual futuro porte e uso de arma de fogo, risco de morte, de invalidez e de lesão corporal, de contágio por doenças e de degeneração do estado de saúde mental, de responsabilidade, penal e Administrativa”.

Etapas avaliativas do concurso Guarda de São Gonçalo – RJ

A avaliação dos candidatos do concurso Guarda de São Gonçalo – RJ, será composta por cinco etapas. A primeira etapa será a prova objetiva, prevista para o dia 16 de agosto, com início às 09 horas.

A prova objetiva será composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo elas: Língua Portuguesa (15 questões), Noções de Direito Constitucional, Penal, Processual Penal e Administrativo (20 questões), Legislação Extravagante (15 questões), Conhecimentos Específicos – Legislação da Guarda Municipal de São Gonçalo (20 questões) e Informática (10 questões).

Para ser considerado aprovado, será necessário obter 50% dos pontos ou mais, além de não zerar nenhuma das disciplinas. Serão convocados para a segunda etapa, os 160 candidatos mais bem classificados.

A segunda etapa será composta por um Exame de Aptidão Física (EAF), que está previsto para o dia 12 de setembro. Nesta fase, os participantes irão realizar flexão abdominal e de cúbitos (braços) e corridas de velocidade e resistência.

Todos os aprovados no EAF serão convocados para a Avaliação Psicológica, marcada para o dia 03 de outubro. Posteriormente, os habilitados realizarão os Exames Médicos (23 e 24 de novembro).

O resultado da última etapa, a Investigação Social, sairá no dia 14 de dezembro. O certame será homologado a partir do dia 19 de dezembro e ficará válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Os candidatos aprovados em todas as etapas irão realizar o Curso de Formação, no Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de São Gonçalo.

Saiba mais sobre o Concurso Guarda de São Gonçalo - RJ: Provas suspensas; novo cronograma será divulgado em breve!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais