Pesquisar no blog

Concurso Guarda de Teresina – PI: Comandante estuda aumentar efetivo em novo edital!

icone calendario 15 fev 2021

De acordo com o novo comandante da Guarda Municipal de Teresina, aumento do efetivo e a realização de concursos estão em análise. Saiba mais!

Nova seleção Guarda de Teresina

O novo comandante da Guarda Municipal de Teresina, coronel Nixon Frota, afirmou que o aumento do efetivo e a realização de seleções estão em análise. Hoje, a corporação tem 385 agentes na ativa.

Em entrevista à TV Cidade Verde, Nixon Frota informou que um levantamento está em curso para identificar a atuação da Guarda por regiões e saber quais têm mais ou menos demanda para reposição de servidores.

“Nós não vamos distribuir indiscriminadamente. A partir (do diagnóstico), nós vamos ter uma percepção real do efetivo ideal e desejado dentro da nossa realidade. Dr. Pessoa (prefeito) pensa em aumentar o efetivo, mas dentro da nossa realidade financeira”.

Segundo o comandante, é um desejo do prefeito de Teresina aumentar o efetivo da Guarda Municipal. Porém, para realizar um concurso público devem ser observados os limites do orçamento para o ano.

“Acredito que nós vamos aumentar. Em breve podemos ter algumas previsões. Ter um efetivo que possa crescer com qualidade. Não adianta a gente fazer um concurso enorme, com muita gente, sem ter condições de capacitar esses profissionais de forma adequada”, disse Frota.

Vale ressaltar que a Guarda de Teresina PI tem seleção em validade. Dessa maneira, a expectativa é que os remanescentes possam ser chamados antes da publicação de um novo edital . Entretanto, a prefeitura ainda não confirmou essa informação.

Último concurso 

O edital do último certame Guarda de Teresina PI foi publicado em novembro de 2018. A oferta foi de 75 vagas imediatas mais 400 para formação de cadastro de reserva.

Das vagas para contratação imediata, 60 foram destinadas ao sexo masculino e 15 para o sexo feminino, incluindo oportunidades para Pessoas com Deficiência (PcDs). 

O cargo de guarda municipal exigiu o nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação, na categoria A/B. Os servidores puderam atuar em regime de revezamento de 12 ou 24 horas. A remuneração inicial, na ocaisão, foi de R$ 1.133.

O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) foi a banca organizadora. Os candidatos foram avaliados em seis etapas: prova objetiva e dissertativa; avaliações médica e odontológica; Teste de Aptidão Física (TAF); exame psicológico; Investigação Social e Curso de Formação para a carreira.

A prova objetiva foi composta por questões de: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito (Constitucional, Penal, Administrativo, Ambiental e Humanos), Legislação de Trânsito e Legislação do Município de Teresina.

A seleção pública de Guarda Municipal tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública. Nesse tempo, os aprovados em cadastro reserva podem ser convocados. 

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais