Pesquisar no blog

Concurso Guarda Fortaleza CE: Prefeito prevê edital até julho!

icone calendario 17 Maio 2022

Novidades para os concurseiros! Um novo concurso Guarda Fortaleza CE  (Guarda Municipal de Fortaleza no Ceará) será realizado no segundo semestre de 2022. De acordo com o prefeito da cidade, o edital deve sair até julho! Serão mais de 1.000 vagas!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Guarda Fortaleza CE: edital confirmado para 2022

Antes de mais nada, é essencial recordar que um novo concurso Guarda Fortaleza, no Estado do Ceará , é pauta desde outubro de 2021, quando foi anunciado.

Assim, a primeira previsão passada pelo o prefeito da capital, José Sarto, era de que o edital sairia no segundo semestre.

E a confirmação veio nesta semana, quando o prefeito afirmou que a previsão é que o edital seja publicado até julho.

“A previsão é sair até o final de julho. Nós já fizemos o levantamento. Eu creio que até o final de julho já estamos lançando o edital”, disse ele.

Assim, a informação foi passada nesta segunda-feira (16). Além disso, ele ainda citou que o número de vagas pode ser superior a 1.000, que haviam sido anunciadas anteriormente.

“Seriam mil vagas, mas devem ser um pouco mais porque além de guardas municipais nós vamos ter uma ampliação com um outro tipo de servidor”, enfatizou o prefeito.

Entretanto, o prefeito não confirmou e não há informações do número de vagas e os cargos que serão contemplados.

Quais são os requisitos básicos?

É essencial que os concurseiros se atentem aos requisitos básicos cobrados para inscrição no concurso Guarda Fortaleza, no Estado do Ceará . Portanto, são eles:

  • ter sido aprovado e classificado neste Concurso Público;
  • ser brasileiro na forma estabelecida no artigo 12 da Constituição Federal de 1988 ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações eleitorais e militares, para os candidatos do sexo masculino;
  • apresentar certificado, devidamente registrado, de conclusão do ensino médio;
  • estar apto, física e mentalmente, não apresentando deficiência que o incapacite para o exercício das atribuições do cargo, mediante atestado médico expedido pela Perícia Médica Oficial do Município de Fortaleza;
  • ter idade mínima de 18 anos na data da posse;
  • apresentar folha de antecedentes da Polícia Federal e da Polícia dos estados nos lugares em que o candidato residiu nos últimos 5 anos, contados retroativamente em relação à data do último dia de inscrição, desde que expedidas até 6 meses anteriores à data da posse;
  • apresentar certidão constando que o candidato não foi demitido do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Fortaleza – PMF, por força de processo administrativo disciplinar, nos últimos 5 (cinco) anos, contados retroativamente em relação à data da posse;
  • no caso de candidato portador de deficiência, apresentar documento de Perícia Oficial do Município de Fortaleza atestando que é portador de deficiência na forma disposta no item 5 deste Edital e que a deficiência é compatível com as atribuições do cargo de opção do candidato no Concurso.

Último concurso Guarda Fortaleza CE

Por fim, é importante que os concurseiros que aguardam o edital da Guarda Municipal de Fortaleza iniciem sua preparação, que pode ser por meio do estudo de antigos editais.

Dessa forma, o último concurso para o cargo foi realizado em 2013 sob a organização da UECE  (Universidade Estadual do Ceará).

Na época, então, foram ofertadas 1.000 vagas, sendo 800 para homens e 200 para mulheres.

Além disso, os ganhos iniciais dos contratados da época possuíam o valor de R$ 1.652,62. 

Ademais, para participar da seleção era preciso que os concurseiros possuíssem o nível médio de escolaridade e, no mínimo, 18 anos.

Finalmente, é importante frisar que durante a seleção os candidatos da época foram avaliados por meio das etapas avaliativas a seguir:

  • Prova de Conhecimentos
  • Curso de Formação Profissional e Prova de Avaliação, de caráter apenas eliminatório.
  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
  • Avaliação de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
  • Investigação Social e Funcional, de caráter eliminatório.

Nesse sentido, durante a Prova de Conhecimentos os inscritos no processo seletivo responderam a 50 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas abaixo:

  • Língua Portuguesa
  • Conhecimentos sobre Fortaleza
  • Atualidades
  • Noções de Direito Administrativo, Constitucional e Penal
  • Legislação Municipal
  • Legislação Específica

Ademais, vale a pena mencionar que o Curso de Formação Profissional possuiu 400 horas de duração e foi realizado pela CEV/UECE para o cargo de Guarda Municipal.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Guarda Fortaleza CE: Edital previsto em 2022. 1 mil vagas!
Acompanhe nossas

redes sociais