Pesquisar no blog

Concurso Guarda Municipal RJ: Novo edital está no radar da Prefeitura!

icone calendario 11 jan 2021

O concurso da Guarda Municipal RJ (GM Rio) pode estar no radar da capital carioca, para cumprir a meta de 10 mil guardas.

Nova seleção GM RJ

Uma nova seleção GM Rio pode sair em 2021. O efetivo da Guarda Municipal carioca ainda precisa de cerca de 3 mil agentes para alcançar o quadro pleno de 10 mil guardas.

E mesmo o certame de 2012, ainda vigente e com aprovados aguardando convocação, não deverá ser o suficiente para suprir essa demanda. Sendo assim, nasce a expectativa de que um novo concurso seja realizado.

Para entedermos melhor, com a posse do novo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e a recente publicação do decreto que suspende concursos no município, é de se esperar que leve um tempo até saírem novos editais.  

Porém, assim que a nova administração municipal “arrumar a casa” e regularizar a situação, algumas seleções deverão sair, como prometido pelo próprio Paes. E ao futuro candidato é extremamente importante saber a respeito disso para já dar início aos estudos. 

Uma dessas seleções que poderão figurar futuramente é justamente o concurso Guarda Municipal RJ. Como já dito, há uma seleção ainda vigente, entretanto os aprovados que ainda aguardam convocação provavelmente não serão o suficiente.

Prefeito deseja atingir efetivo de 10 mil guardas

Acontece que o próprio prefeito, afirmou que está em seus planos alcançar o efetivo de 10 mil guardas municipais. Esse é o número total do efetivo estabelecido por lei.

Entretanto, de acordo com Paes, a GM Rio tem, atualmente, apenas cerca de 7 mil agentes. Sendo assim, faltam cerca de 3 mil novos servidores para atingir o quadro completo, que é sua meta. 

E qaunto aos aprovados no concurso de 2012?

No antigo edital foram ofertadas 2 mil vagas, para homens e mulheres. Entretanto, segundo últimas informações da prefeitura, apenas 550 aprovados foram convocados até agora: 302 no ano de 2016 e 248 em 2019.  

Com isso, ainda existe aproximadamente 1.450 candidatos aguardando convocação. Sendo assim, mesmo que todos eles sejam chamados, ainda restarão 1.550 vagas em aberto no quadro da GM Rio.

Ainda não se sabe ao certo quando o restante dos aprovados na seleção GM Rio 2012 serão convocados. No momento o certame está com seu prazo de validade suspenso, enquanto durar o estado de emergência no município devido à pandemia. 

O município também deve respeitar as limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal. Sendo assim, o concurso GM Rio ainda deve demorar para sair, mas definitivamente é uma possibilidade e os interessados devem ficar atentos.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais