Concurso IASES: Governador autoriza nova seleção com 720 vagas!

Iago Almeida

icone calendario 13 nov 2023

Atenção concurseiros! Está autorizado um novo edital de concurso IASES  (Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espirito Santo) com 720 vagas divididas em quatro carreiras de níveis médio e superior! Veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Quando sai o edital do concurso IASES?

É o que os concurseiros querem saber! E o edital do concurso do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espirito Santo pode sim pintar em breve.

Isso porque ele está oficialmente autorizado pelo governador Renato Casagrande, que inclusive já assinou o documento do aval.

Ao todo, segundo o chefe do estado, deverão ser oferecidas 720 vagas, sendo 600 para quem possui ensino médio e 120 para nível superior. 

As carreiras contempladas são: Assistente Social Socioeducativo, Psicólogo Socioeducativo, Pedagogo Socioeducativo e Agente Socioeducativo.

Entretanto, ainda não há uma previsão de quando o edital de abertura de inscrições poderá ser publicado. A previsão é para o primeiro semestre de 2024.

Lembrando que primeiro uma comissão organizadora será formada, depois uma banca organizadora é escolhida e só depois o edital se torna iminente.

Salários e requisitos

Assim, a remuneração inicial para carreira de Agente Socioeducativo (nível médio) é de R$ 3.167,04 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Ademais, para concorrer também é necessário possuir carteira de habilitação a partir da categoria “B”.

Já as demais carreiras exigem nível superior e as remunerações ainda serão confirmadas.

Quanto ganha um Agente Socioeducativo?

O que faz um Agente Socioeducativo?

  • Zelar pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes nas unidades e programas de atendimento socioeducativo;
  • Garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores em exercício nas unidades de atendimento;
  • Assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas; atuar como orientador no processo de reinserção social do adolescente autor de ato infracional.
  • Intervir pedagogicamente, de forma direta ou indireta, nos processos socioeducativos dos adolescentes, por meio do diálogo, orientações técnicas e administrativas;
  • Executar atividades relacionadas à guarda, vigilância, acompanhamento, escolta e segurança dos jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas;
  • Auxiliar no desenvolvimento de atividades pedagógicas direcionadas aos jovens e adolescentes internos;
  • Participar de comissões e reuniões técnicas, administrativas e interdisciplinares, quando chamado, e participar da elaboração, execução e avaliação do Plano Individual de Atendimento (PIA); entre outras.

Concurso IASES teve mais de 10 mil inscritos em 2022

Portanto, quem se interessa pelo novo concurso do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espirito Santo deve se atentar.

Isso porque a seleção costuma ser muito concorrida. E quem está pensando em começar a estudar, mas ainda não tem o edital, pode usar o último como base de estudos.

O último concurso IASES aconteceu em 2022, organizado pela banca IDCAP.

Assim, na época, foram oferecidas 400 vagas para o cargo de Agente Socioeducativo, sendo 300 para homens e 100 para mulheres.

Como foram as provas?

Posteriormente, a prova objetiva consistiu em 70 questões de múltipla escolha, acerca das seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Gerais
    • Língua Portuguesa: 15 questões
    • Matemática: 15 questões
    • Informática: 10 questões
  • Conhecimentos Específicos: 30 questões

Foram considerados aprovados aqueles que obtiveram, no mínimo, 50% de acertos nas disciplinas de conhecimentos gerais e 60% de acertos em conhecimentos específicos.

Também foi aplicada uma redação, elaborada com base em um tema da atualidade na área da Segurança Pública e Direitos Humanos, com no mínimo 15 e no máximo 20 linhas.

Os aprovados ainda foram submetidos as seguintes etapas:

  • Teste de Aptidão Física
  • Teste de Avaliacão Psicológica
  • Investigação Social e Sindicância de Vida Pregressa do Candidato
  • Curso Básico de Formação Profissional

Saiba mais sobre o Concurso IASES: Autorizado. 720 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais