O Concurso IBGE foi oficialmente autorizado nesta quarta-feira, 17 de dezembro, pelo governo federal, com publicação no Diário Oficial da União, e prevê a abertura de 39.108 vagas temporárias. A seleção será realizada por meio de Processo Seletivo Simplificado, com objetivo de atender todos cargos necessários para a execução de levantamentos censitários conduzidos pelo instituto.
As contratações ocorrerão para reforçar a atuação no Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e do Censo da População em Situação de Rua, dois levantamentos considerados estratégicos. As oportunidades contemplam diversas funções, com destaque para o cargo de Recenseador, que concentra mais de 27 mil vagas. Segundo o documento, o edital poderá ser publicado em até seis meses!
Prepare-se para este concurso
Com essa autorização, o novo concurso IBGE inicia os seus trâmites para a publicação do edital, que deve acontecer em breve. Além disso, o PSS IBGE que já está em andamento, encerrou as suas incrições no dia 17 de dezembro e as provas já estão com data prevista, dia 1º de março de 2026!
A autorização do novo concurso IBGE foi publicada no Diário Oficial da União por meio de portaria conjunta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Ministério do Planejamento e Orçamento. O ato permite a contratação temporária de 39.108 profissionais.
Confira como as vagas estão sendo distribuídas:

De acordo com a portaria, os contratados atuarão na execução do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e do Censo da População em Situação de Rua, levantamentos considerados estratégicos para a formulação de políticas públicas.
O ingresso dos candidatos ocorrerá por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS). O IBGE terá prazo de até seis meses, contados a partir de 17 de dezembro, para publicar o edital, o que indica que o edital de abertura será publicado até junho de 2026, com todas as informações do certame.
Prepare-se para o concurso IBGE com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% Gratuito!
LIBERAR ACESSO!A portaria também determina que o IBGE cumpra integralmente as políticas de reserva de vagas previstas em lei, assegurando a aplicação efetiva das ações afirmativas em todas as etapas do processo seletivo.
O prazo de duração dos contratos e eventuais prorrogações seguirá rigorosamente o que estabelece a Lei nº 8.745/1993, desde que haja justificativa vinculada à conclusão das atividades censitárias.
O último concurso IBGE temporário ocorreu em 2023, quando o governo federal autorizou a contratação de 8.141 profissionais para pesquisas do instituto. Além disso, em 2024, o órgão ofertou 895 vagas por meio do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Atualmente, o IBGE ainda mantém outro processo seletivo temporário em andamento, com 9.580 vagas para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ). As inscrições já foram encerradas, e a prova objetiva está prevista para o dia 1º de março de 2026.
Em nossa página completa do concurso IBGE, reunimos todas as informações essenciais sobre a seleção.
Continue acompanhando nosso blog para mais novidades. Até a próxima!