O próximo concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com 6.500 vagas temporárias, pode ter duas bancas organizadoras e dois editais, sendo um nacional e outro regional.
Além disso, o instituto terá um concurso ofertando mais de 208 mil vagas. ⇒ Confira ⇐
Concurso IBGE pode ser nacional e regional
O próximo concurso IBGE, ofertando 6.500 vagas temporárias, pode ter dois editais publicado, sendo um nacional e outro regional, com foco no Rio de Janeiro.
De acordo com informações, as vagas dos cargos de Agente de Pesquisa e Mapeamento (5.623 vagas) e Supervisor de Coleta e Qualidade (552 vagas), seriam distribuídas por todo o Brasil e teria uma banca organizadora.
Já a outra banca organizadora, ficaria responsável pelo edital para o Rio de Janeiro, com 325 vagas nas carreiras de Agente de Pesquisa por Telefone (300 vagas) e Supervisor de Pesquisa (25 vagas).
No dia 19 de novembro, o instituto adiantou que existem duas bancas organizadoras entre as mais cotadas, sendo elas:
- FGV (Fundação Getúlio Vargas), para o certame de âmbito nacional;
- IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), para a seleção do Rio de Janeiro.
As empresas se destacam pois, conforme informação, antes da pandemia o IBGE chegou a fazer uma licitação para a definição dessas bancas organizadoras, considerando que o processo teria cerca de 8.907 vagas.
Nessa ocasião, a FGV teria vencido o processo para organizar o certame de âmbito nacional, enquanto o IDECAN seria responsável pela seleção do Rio de Janeiro.
Entretanto, com a pandemia de Covid-19, o Ministério da Economia autorizou o preenchimento de 6.500 vagas temporárias. Diante da redução no número de oportunidades, a escolha da banca organizadora foi reiniciada.
Dessa maneira, a FGV e o IDECAN despontam como favoritas. No momento, o IBGE trabalha para divulgar o edital ainda em 2020. Todavia, somente após a definição da banca organizadora a seleção poderá ser aberta.
Vale ressaltar que, pela portaria autorizativa, os profissionais podem ser contratados a partir do mês de janeiro de 2021.

Vagas autorizadas no concurso IBGE
O IBGE está autorizado a contratar até 6.500 temporários. Estes profissionais irão realizar as pesquisas feitas comumente pelo Instituto. Desta forma, eles não irão atuar no Censo Demográfico, que também ocorrerá no ano de 2021.
O prazo de duração dos contratos será de até 01 (um) ano, cabendo prorrogação. Os candidatos serão selecionados por meio de um processo seletivo.
As vagas previstas no concurso IBGE, são para os seguintes cargos:
Nível Médio
- Agente de Pesquisa e Mapeamento: 5.623 vagas;
- Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas;
- Agente de Pesquisa por Telefone: 300 vagas.
Nível Superior
- Supervisor de Pesquisa: 25 vagas.