Pesquisar no blog

Concurso IBGE 2022: 209 mil vagas Autorizadas!

Os editais do concurso IBGE com mais de 209 mil vagas estão próximos de serem publicados! Serão 209.024 vagas distribuídas entre os cargos de Recenseador, Agentes e Supervisores, de níveis fundamental e médio. 

Os editais com mais de 209 mil vagas com vista ao preenchimento do quadro de integrantes para o Censo Demográfico será realizado em 2022.

O prazo para a publicação dos editais é de 6 meses, ou seja, até maio de 2022.

Situação atual do concurso IBGE

Atenção, concurseiros! O concurso IBGE com 209 mil vagas temporárias destinadas ao Censo Demográfico já tinha um cronograma pré-definido, porém não oficial.

Sendo assim, após a suspensão da seleção em meio ao corte de verbas e a rescisão de contrato com o Cebraspe, banca organizadora responsável pelo edital publicado em 2021, tudo indica que o concurso IBGE voltará com os trâmites para a publicação.

As novas bancas organizadoras do concurso IBGE são a FGV, o IBFC e o Idecan.

Bancas organizadoras

O concurso IBGE já tem as bancas confirmadas. Para o cargos de Recenseador, Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor será a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Já para os cargos de Coordenador Censitário de Área e Agente Censitário de Administração e Informática será o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).

Por fim, para os cargos de Agente Censitário de Pesquisa por Telefone e Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação será o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional).

Cargos, vagas e salários

Vagas e salários

O certame irá ofertar 209.024 vagas, divididas em mais de um edital, para os níveis fundamental e médio. As oportunidades são para as seguintes carreiras:

– Agente Censitário Municipal (5.450 vagas): nível médio e salários de R$ 2.100,00
– Agente Censitário Supervisor (18.420 vagas): nível médio e salários de R$ 1.700,00
– Recenseador (183.021vagas): nível fundamental e a remuneração será por produção**

**A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Os cargos acima somam 206.891 vagas no total.

Além dos cargos que já estavam confirmados, outros entraram e também tiveram suas vagas confirmadas, o que totalizam as mais de 209 mil vagas, são eles:

– Coordenador Censitário de Área (31 vagas)
– Agente Censitário de Administração e Informática (1.781 vagas)
– Agente Censitário de Pesquisa por Telefone (180 vagas)
– Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação (12 vagas)

Jornada de trabalho

Concurso IBGE: 209.024 vagas

A jornada de trabalho para os cargos de Agente será de 40 horas semanais.

A jornada de trabalho para o Recenseador será de 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no Treinamento. Será obrigatório o comparecimento do Recenseador ao Posto de Coleta nos dias e nos horários estipulados pelo ACM ou pelo ACS.

Candidatos já podem pedir reembolso

Os candidatos que tiveram suas inscrições efetivadas no processo seletivo do Censo Demográfico 2021 já podem solicitar o reembolso.

Os candidatos que efetuaram as inscrições do PSS do Censo Demográfico 2020 e ainda não pediram o reembolso também podem solicitar por esse mesmo sistema.

Para isso, basta acessar o site do portal do IBGE e preencher as informações necessárias.

Para os interessados em participar do novo processo de seleção uma nova inscrição deverá ser realizada como também o pagamento da taxa.

Condições necessárias para posse dos cargos do concurso IBGE

  • Ser aprovado no processo seletivo simplificado;
  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal e do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, promulgado no Brasil através do Decreto nº 3.927, de 19 de setembro de 2001;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da contratação;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função;
  • Não estar incompatibilizado com o disposto no art. 6º da Lei nº 8.745/1993, que proíbe a contratação de servidores da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas. São aplicadas também as restrições à contratação de aposentados previstas no art. 37, § 10 da Constituição Federal/1988, ou seja, não podem ser contratados servidores aposentados de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações; membros aposentados das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, membros aposentados das Forças Armadas;
  • Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício da função;
  • Apresentar declaração de próprio punho de que não se encontra na condição de sócio-gerente ou administrador de sociedades privadas. Incluem-se, nesta condição, os Microempreendedores Individuais (MEI);
  • Cumprir as determinações do edital.

 

Como será a prova do concurso IBGE?

As provas objetivas serão realizadas em datas a serem divulgadas.

As provas serão compostas por questões de múltipla escolha versando sobre as disciplinas abaixo:

Recenseador (50 questões)

– Língua Portuguesa: 10 questões;
– Matemática: 10 questões;
– Ética no Serviço Público: 05 questões;
– Conhecimentos Técnicos: 25 questões.

Agente Censitário (70 questões)

– Língua Portuguesa: 10 questões;
– Raciocínio Lógico Quantitativo: 10 questões;
– Ética no Serviço Público: 05 questões;
– Noções de Administração e Situações Gerenciais: 15 questões;
– Conhecimentos Técnicos: 20 questões.

A lotação para esses candidatos será em âmbito nacional .

Situação atual processo seletivo IBGE 312 vagas – previsto

De acordo com os dois órgãos responsáveis pela seleção, Idecan e IBGE, ficou decidida a suspensão do concurso IBGE, com oferta de 312 vagas.

A medida é fruto do corte de quase 90% no orçamento para a realização do Censo Demográfico 2021, realizado em março deste ano pelo Congresso Nacional.

Conforme os órgãos, a decisão será mantida até que haja um posicionamento do Ministério da Economia.

“Inicialmente, a seleção era destinada ao Censo Demográfico e iria preencher 312 vagas de níveis médio e superior. A prova estava prevista para o dia 23 de maio, no Rio de Janeiro”, disse o Idecan em comunicado feito na última sexta-feira, 16.

O concurso tinha como objetivo selecionar profissionais que iriam atuar na fase final do Censo Demográfico 2021.

Vale ressaltar que as vagas eram para cargos de nível médio e superior distribuídos da seguinte maneira:

  • Agente Censitário de Pesquisas por Telefone – 180 vagas
  • Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação – 12 vagas
  • Codificador Censitário – 120 vagas

Histórico de Notícias

06/12/2021

Concurso IBGE: Prazo para devolução de taxa está aberto!

Os concurseiros que se inscreveram no concurso IBGE que foi cancelado já podem solicitar a devolução de taxa por meio do site do órgão. Saiba mais!

Continuar lendo
06/12/2021

Concurso IBGE: IBFC é também oficializado como banca!

Atenção concurseiros! A terceira banca do concurso IBGE foi oficializada e será o IBFC. O concurso terá três bancas. Serão mais de 206 mil temporárias!

Continuar lendo
06/12/2021

Concurso IBGE 2022: 3 bancas responsáveis pelas mais de 209 mil vagas!

O concurso IBGE 2022 terá editais para mais de 209 mil vagas e, além disso, as seleções serão organizadas por três bancas diferentes. Saiba mais!

Continuar lendo
03/12/2021

IBGE 2022: Confira a distribuição das 209 mil vagas!

Foi autorizado o concurso IBGE 2022 com uma oferta de 209 mil vagas temporárias. Ademais, a banca organizadora já foi contratada e o edital é iminente!

Continuar lendo
30/11/2021

Concurso IBGE 2022: Edital pode sair esta semana, entenda!

Após uma grande espera, o edital do concurso IBGE para a contratação de mais de 206 mil funcionários temporários pode finalmente ser publicado!

Continuar lendo
30/11/2021

Concurso IBGE 2022: Tem aumento de 2,5 mil vagas para Recenseador!

O novo concurso IBGE 2022 conta com um aumento de 2,5 mil vagas em comparação com o anterior, que foi cancelado. O edital pode sair em breve. Confira!

Continuar lendo
30/11/2021

Concurso IBGE: Confira a nova distribuição das vagas!

Com a banca do Concurso IBGE definida, o edital está próximo. Confira a nova distribuição das vagas, onde os aprovados participarão do Censo 2022.

Continuar lendo
24/11/2021

Concurso IBGE: FGV é definida banca organizadora!

Boa notícia concurseiros! Foi definida a banca organizadora do Concurso IBGE, e a escolhida é a FGV. Confira todos os detalhes!

Continuar lendo
11/11/2021

Concurso IBGE: Idecan pode ser a banca para 200 mil vagas!

Um novo edital para o concurso IBGE será publicado. É possível que a nova banca do certame que oferta mais de 200 mil vagas seja o Idecan. Saiba mais!

Continuar lendo
05/11/2021

Concurso IBGE: Testes para o Censo 2022 são iniciados!

O concurso IBGE será aberto e terá provas em janeiro. Foram iniciados os testes para realização do Censo Demográfico de 2022. Entenda tudo sobre a seleção!

Continuar lendo
28/10/2021

Concurso IBGE: Comunicado sobre devolução de taxa é divulgado!

O concurso IBGE que aconteceria em 2021 foi cancelado e os candidatos que se inscreveram poderão receber reembolso das taxas de inscrição. Saiba mais!

Continuar lendo
22/10/2021

Concurso IBGE: Supervisor confirma provas em janeiro, entenda!

Atenção, concurseiros! O concurso IBGE será aberto e terá provas em janeiro, segundo o Supervisor de Disseminação de Informações do próprio Instituto.

Continuar lendo
19/10/2021

Concurso IBGE: Cancelado! Novo edital será publicado!

O concurso IBGE foi cancelado esta semana. Um novo edital deverá ser publicado com a oferta de 204 mil vagas temporárias. Conheça todos os detalhes!

Continuar lendo
24/09/2021

Concurso IBGE: Ministro cobra informações sobre verba necessária!

O ministro do STF exigiu que o Insitituto forneça as informações acerca da verba necessária para a realização do Censo e do concurso IBGE. Saiba mais!

Continuar lendo
15/09/2021

Concurso IBGE: Ministro pede explicações sobre orçamento!

O ministro Gilmar Mendes, do STF, pediu explicações sobre o orçamento para o concurso IBGE. O edital segue suspenso, com oferta de 204.307 vagas.

Continuar lendo
09/09/2021

Concurso IBGE: Censo confirmado para junho de 2022, diz presidente!

O Censo Demográfico de 2022 terá seu início no dia 1º de junho. Com isso, é possível prever um novo cronograma para o concurso IBGE. Saiba mais!

Continuar lendo
08/09/2021

Concurso IBGE: Iniciados os testes para o Censo 2022!

Foi iniciado o primeiro teste preparatório para o Censo Demográfico 2022, para o concurso IBGE. O local escolhido para os testes foi a Ilha de Paquetá!

Continuar lendo
02/09/2021

Concurso IBGE: Orçamento para o Censo não é suficiente, diz Instituto!

Existe a pretensão de realizar o concurso IBGE para o Censo em 2022, porém a verba disponibilizada pode não ser o suficiente. Confira mais detalhes!

Continuar lendo
26/08/2021

Concurso IBGE Censo: Seleção consta na LDO 2022!

O concurso IBGE para contratação de temporários para a participação do Censo está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022. Entenda!

Continuar lendo
16/07/2021

Concurso IBGE Censo: Pode ser retomado até início de dezembro!

O concurso IBGE para o Censo ainda pode ser retomado em 2021. Veja mais informações sobre o concurso público, vagas e salários ofertados para temporários.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais