Concurso Ibram 2023: Instituto encaminhará pedido de edital com 376 vagas. Confira!

Iago Almeida

icone calendario 09 maio 2023

Instituto Brasileiro de Museus confirma que está preparando um envio de pedido de autorização para um novo concurso Ibram. A solicitação é para 376 vagas; veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais

Concurso Ibram: quando sai o edital?

Portanto, o Instituto Brasileiro de Museus pode ter um edital publicado em 2023 para um novo concurso público .

Isso porque o órgão confirmou que está preparando um envio de pedido de autorização, para poder preencher 376 vagas!

Sendo assim, a demanda que será enviada ao governo pretende preencher cargos de níveis médio e superior. Então, veja:

  • 137 vagas de Analista I;
  • 148 vagas de Técnico em Assuntos Culturais;
  • 23 vagas de Técnico em Assuntos Educacionais; e
  • 68 vagas de Assistente Técnico.

Além disso, é importante destacar que as carreiras mencionadas acima exigem os níveis médio, médio/técnico e superior.

Um outro pedido havia sido enviado anteriormente, em 2022, solicitando 372 vagas; esse número representava as vacâncias do órgão, mas, não teve autorização.

Lembrando que todos os órgãos federais têm até o prazo limite de 31 de maio para enviar ao Governo Federal os seus pedidos de autorização de concurso.

Posteriormente, as solicitações vão para avaliação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, pasta responsável pelas autorizações e comandada pela ministra Esther Dweck.

Estado do Rio de Janeiro pode ter maior oferta no concurso Ibram

Portanto, o Instituto Brasileiro de Museus está tentando um novo concurso há anos. Em 2017, quando surgiu o assunto, o ex-presidente do órgão, Marcelo Mattos Araujo falou do concurso.

Na época, ele informou que a maior quantidade de vagas para o novo concurso, quando tivesse publicado, seria para o Rio de Janeiro, estado com maior quantidade de museus nacionais.

“Temos no Rio de Janeiro cerca de 50% dos nossos servidores. Na medida em que há uma carência na parte dos Recursos Humanos, há uma forte presença no estado. Ficaríamos muito felizes e entusiasmados se o concurso do Ibram pudesse estar entre os pedidos que serão aprovados. Estamos aguardando essa definição”, declarou.

Sendo assim, é possível que, se um novo concurso for autorizado, a maior quantidade de vagas siga para o estado.

“Se todos os servidores decidissem usufruir da aposentadoria que eles já têm direito, teríamos uma situação bastante difícil aqui no Ibram”, completou ele.

Ibram está há mais de 10 anos sem concurso

Posteriormente, um novo concurso Ibram é cada vez mais cobrado, uma vez que o último edital para o órgão saiu há 13 anos, ou seja, em 2010.

Na época, organizado pela banca Funcad, o concurso ofertou 924 vagas em diversos cargos. Entre ele: Assistente Técnico I, Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico em Assuntos Culturais e Analista.

Além disso, na ocasião, diversos estados foram contemplados, inclusive o Rio de Janeiro. Por fim, o processo seletivo foi composto por prova objetiva, discursiva e de títulos.

Saiba mais sobre o Concurso Ibram DF: Edital autorizado. 219 vagas para Analista e Técnico!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais